30 de jun de 2007

Petit Gâteau

petit gâteau, receita, doce, como preparar petit gâteau
Essa é uma receita que posto com um prazer especial, uma vez que a Sam aguardava a tão prometida receita, e por ser uma das sobremesas mais famosas da França, país onde se encontra Maria Augusta, que já deve ter degustado esses deliciosos bolinho de chocolate.

Essa receita rende 4 bolinhos, e recomendo para que se for fazer mais que 4, não dobre a receita, e sim faça uma por vez, pois pode interferir no ponto da massa.

Ingredientes:

- 60 gramas de chocolate meio amargo picado;
- 20 gramas de manteiga sem sal;
- 2 ovos;
- 35 gramas de açucar de confeiteiro;
- 20 gramas de farinha de trigo;
- 100 ml de leite;
- 1 gema;
- Essência de baunilha.

Modo de preparo:

Derreter o chocolate em banho maria na temperatura de 60 graus (usar termomêtro culinário), pois o processo de derretimento do chocolate é fundamental para o ponto dos bolinhos. Quando estiver derretido, adicionar a manteiga e mexer bem, e depois reserve.
Em outra panela, colocar os ovos inteiros, 1 gema, leite, acuçar e essência de baunilha. Mais uma vez leve ao fogo em banho maria e mexa bem, até se tornar um creme esbranquiçado e com consistência de leite condensado.
Juntar o chocolate derretido com manteiga e o creme que acabou de ser feito, mexa levemente adicionando também a farinha de trigo peneirada e continue mexendo, sempre suavemente.
Coloque a mistura em forminhas untadas e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora antes de assar.
Assar em forno pré aquecido numa temperatura de 190 graus por 7 minutos. O tempo do bolinho no forno deve ser seguido a risca para que o chocolate alcance o ponto certo de derretimento por dentro.
Servir quente, acompanhado de sorvete de baunilha.

Uma maravilhoso final de semana para todos!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha