28 de set de 2007

Bebidas quentes

Sim, esse é um post egoísta, pelo menos momentâneamente, já que o outono começo aqui na Ásia e parte da Europa. Mas nada impede as pessoas que estão no Brasil, de adaptar algumas dessas receitas na versão gelada.

São receitas e dicas testadas e aprovadas, além de algumas inventadas, que deixam meu inverno de apreciadora de chá, café e capuccino bem mais agradável.


café, capuccino, chocolate, chá, Receitas de chá

Chá de casca de abacaxi
Antes de descasacar o abacaxi, lavar bem sua casca com uma escovinha e colocar para ferver em fogo baixo, 2 litros de água até que o caldo fique bem amarelinho, da cor de guaraná. Coar num bule e servir quente ou gelado, adoçando à gosto.


Chá de carambola,marucujá e frutas vermelhas
Em 2 litros de água, ferver 2 carambolas picadas em fatias e polpa de 2 maracujás. Coar num bule e ainda bem quente, colocar dos sachês dé chá de frutas vermelhas. Servir adoçado com mel.

Dicas
Para incrementar e dar um gostinho diferente ao seu chá, use especiarias como cravo e canela. Eles dão um leve toque e aroma em chás de maçã, chá preto e de laranja.
Gotas de limão ou leite também são ótimos em chá inglês, chá preto e todo tipo de chá mais comum.
Não coloque muito açucar ou adoçante no seu chá, pois alteram o sabor real do chá.

café, capuccino, chocolate, chá, Dicas para o café
Usando o café comum como base, podemos dar um toque todo especial misturados com chantilly, creme de leite fresco, sorvete de baunilha ou gostas de rum.
Eu particularmente, gosto de fazer isso com café expresso. É bem balanceado no sabor e textura e permite mais variações ousadas.
O café com leite gelado também é muito bom! Aqui no Japão é bastante comum, já no Brasil por não fazer parte da cultura do café do povo, as pessoas estranham bastante.

café, capuccino, chocolate, chá, Dicas para capuccino
Um dos meus companheiros mais queridos no inverno, já fiz muitas experiências com capuccino.
Uma das coisas que adoro, é antes de colocar o capuccino na xícara, passar caramelo em volta dela por dentro e depois colocar o capuccino quente, com chantilly por cima e povilhar com canela e açucar cristal.
Outra coisa que pode deixar seu capuccino bastante saboroso, é adicionar uma porção extra de chocolate em pó nele.

café, capuccino, chocolate, chá, Dicas para chocolate quente
Derreter em banho maria duas porções de chocolate; uma ao leite e outra amarga. De preferência chocolates mais fortes de marcas tradicionais.
Depois de derretidos, acrescentar leite morno aos poucos até ficar ao seu gosto.
Servir em grandes canecas com pequenos pedaçoes de marshmellows.

Agora é só escolher e experimentar!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha