21 de jan de 2008

Panquecas...

ervas, França, ingrediente, Itália, massa, molho, panquecas, receita, gastronomia, crepe, como prepara crepe,receita de crepe, preparar crepe em casa,
Panquecas e crepes pedem
recheios caprichados e massa fresca
sabores variados garantem público cativo


A origem da crepe ou panqueca - que na verdade são a mesma coisa - é bem controversa, porém antiquíssima. O nome em francês crepe, deriva do termo "crispus", que em latim significa crespo. Uma referência à textura encrespada que a finíssima massa, feita com farinha, ovos, leite e água, adquire durante a rápida passagem pela frigideira. Em italiano, são chamadas de "crespelle", pelo mesmo motivo.

Originalmente, as crepes eram assadas em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparadas em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Segundo reza a lenda suas raízes estão no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas os primeiros registros foram feitos no século I - quando eram feitas com a mistura de leite, água, ovos e um pouco de farinha. Cozidas no ferro quente, iam à mesa com mel e pimenta.

No século XV - as panquecas eram conhecidas por toda a Europa. Um manuscrito culinário inglês, datado de 1430, dá indicações de que eram bastante familiares na época.

Curiosidade. as donas de casa participavam da "Corrida das Panquecas" em que tinham de fazer as panquecas com as próprias mãos. O sino da igreja badalava e elas começavam a preparar a massa. Depois disso, munidas de avental, lenço, chapéu na cabeça e frigideiras em mãos - as mulheres corriam 380 metros e ainda tinham que atirar três vezes a massa para o alto e pegá-las de volta. Se a massa caísse, estava fora da competição. Dá pra imaginar algo assim?

E você lembra-se da primeira vez que comeu panquecas?
Bem, eu fui a Marselha (cidade francesa) na casa de um amigo de minha mamma que adorava cozinhar e este preparou panquecas - uma massa fina, leve - feito rolinhos e deliciosamente recheada com ricota e legumes. Coberta com molho de ervas e queijo branco.ervas, França, ingrediente, Itália, massa, molho, panquecas, receita, gastronomia, crepe,  como preparar panqueca, receita de panqueca tradicional, receita de panqueca, como fazer panqueca em casa,

Inesquecível momento! Podem rir - mas me apaixonei pelas tais panquecas. Em todo lugar que eu ía - pedia panquecas. E acontecia sempre a mesma coisa, provava algo borrachudo, gorduroso. Tão diferente da panqueca do Michel...

E lá fomos nós alguns meses depois para a casa do Michel que dessa vez iria preparar uma salada de arroz, mas eu queria as famosas panquecas e tal não foi a minha surpresa ao descobrir o segredinho do moço e de suas saborosas panquecas.

Massa
02 ovos - 02 copos de leite - 01 colher de café (rasa) de fermento em pó - 02 xícaras de trigo
01 xícara de amido de milho - 1 colher de manteiga com sal - 1 colher de sobremesa de sal

Preparo
Todos os ingredientes devem ir ao liquidificador e a massa deve ser batida até adquirir consistência. Ela fica com uma cor de creme e o ponto ideal é que ela escorra do copo do liquidificador.

Obs. O ponto é o grande detalhe da panqueca.

Numa frigideira, você deve passar margarina e pingar meia concha por vez. É preciso virar a massa duas vezes para que ela cozinhe.

Obs. Há quem prefira os rolinhos, há quem prefira aberta.

O molho de ervas é um detalhe a parte, mas você pode escolher o molho de acordo com o seu gosto pessoal.

Molho
folhas de hortelã (de acordo com o seu gosto)
salsinha picada - mangerona - mangericão
oregano - 01 cebola picada - azeite a gosto
sal a gosto - 02 colheres de requeijão
02 colheres de amido de milho

Preparo
Leve ao fogo o azeite, o sal e a cebela, deixe fritar em fogo brando - vá acrescentando as ervas uma a uma. Não pare de mexer. Quando começar a grudar no fundo da panela, acrescente dois copos de água. Prove para verificar se está bom de tempero. Acrescente o requeijão e mexa até dissolver.

Espere ferver. Misture o amido de milho em meio copo de água e vá adicionando aos poucos. O molho deverá engrossar rapidamente. É preciso tomar cuidado para não errar o ponto. Ainda quente derrame sobre as panquecas. Depois espalhe o queijo e leve ao forno pré aquecido por cinco minutos.

Dicas de Recheio. Eu adoro ricota com legumes - então preparo uma seletta - cenoura e batata picada em cubinhos, pimentão amarelo ou vermelho (não gosto do verde) vagem e milho verde cozidos com pouca água. Depois que esfria acrescento muzzarella picada e a ricota, com orégano e salsinha. Pronto.

Obs. Eu não como legumes com sal, então se você gosta de sal, é melhor acrescentar porque a ricota é uma consumidora de sal em grande escala.
Então é isso. "Meu reino por uma panqueca! "
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha