16 de jan de 2008

Vinhos para o Verão


Os vinhos estão mesmo ganhando espaço no Brasil, para surpresa de muitos, e deixando de ser apenas uma bebida do inverno. Noto isto na família, pois meus sogros têm preferência por vinhos (se bem que tintos e sem gelar) mesmo no calor, enquanto que os filhos ainda são mais da cervejinha. Se a cerveja passou a ser mais elaborada e pode custar muito caro, os vinhos são mais leves e o preço está caindo.
Já falei que gosto de vinho branco, levemente adocicado e frisante. Meu marido sempre fazia piadas deste meu paladar - ou falta de paladar - mas neste verão ele tem falado bastante dos frisantes para refrescar. Não cheguei à frescura de uns conhecidos, que levam vinho branco para tomar (no meio dos farofeiros) à beira da praia em cálices descartáveis, mas gosto de apreciar o vinho. Aprendi algumas coisas sobre temperatura e acompanhamentos no texto que destaco abaixo, um release sobre um dos meus favoritos, Sunny Days.
Para o sommelier da Pernod Ricard, Alexandre Ferrari, “Alguns vinhos são refrescantes e leves, próprios para os dias mais quentes. Além disso, combinam facilmente com petiscos, aperitivos e saladas”, afirma. Sugestões dele para consumo:
  • Frisante Sunny Days Branco: Com tampa de rosca o vinho frisante possui aroma que lembram frutas cítricas. Pode ser harmonizado com saladas e aperitivos em geral.
  • Sunny Days Blush- Possui tom rosáceo com delicado toque de efervescência. Possui aromas frutados, paladar suave, fresco e de boa persistência. Harmoniza com canapés, saladas e aperitivos. Preço Sugerido: R$ 14,90. Temperatura ideal para servir: entre 12ºC e 14ºC
  • Espumante Mumm Cuvée Spéciale: Com toques cítricos o espumante tem sabor fresco e vívido. Pode ser servido com carnes brancas, entradas e aperitivos. Preço Sugerido: R$ 26,90. Temperatura ideal para servir: entre 6º C e 8ºC

P.S. Se tiver um tempinho, ria com esta crônica de um curso básico de sommeliers, Sangue de Boi tem poder, no blog Briefing com Fritas.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha