31 de mar de 2008

...hoje é dia de Pizza!

Por que hoje é segunda-feira e eu prometi há alguns posts atrás que iria dividir com vocês um "segredinho" lá de casa (mais hum é claro). A famosa massa de Pizza.

Itália, massa, pizza, receita, culinaria italiana, massa de pizza, receita de pizza, pizza caseira, como preparar pizza, Bem, o segredo está mesmo na massa – os brasileiros não gostam de massa grossa, preferem a massa chatinha, fininha e crocante. Eu confesso que prefiro a massa macia, alta, feito massa de pão. Hummmm. Mas gosto, assim como o recheio da massa não se discute. A Nona sovava a massa - a mesa que o diga. Levava cada pancada. A gente brincava dizendo que a Nona não precisava malhar. O cão é que não gostava muito da brincadeira (séria) ele sempre se assustava. Dava cada pulo o pobre.

Mas tem gente que diz "nada de ficar sovando" a massa.

Bem, para começar - mistura-se todos os ingredientes até que ficarem homogêneos e no molho ultra fresco: tomates bem maduros sem pele e sem sementes processados com alho, sal e manjericão. O queijo e recheios também devem ser de boa qualidade, como qualquer outro prato que se faz na cozinha.

A receita é bem simples: 500 g farinha de trigo, sal (1 a 1 ½ colher de café), 30 g de fermento biológico seco, 1 colher (sopa) de açúcar, 4 a 6 colheres (sopa) óleo e 2 xíc. de leite morno (ou de água ou de uma mistura de leite e água).

Comece misturando o leite morno (1 xíc.) com o açúcar e o fermento até que borbulhe, mais ou menos 5 minutos. Acrescente o trigo numa superfície lisa (mármore, vidro ou inox) de forma que fique como uma montanha, adicione o sal e faça uma cova. Despeje o óleo e aos poucos vá agregando a outra xícara de leite - até que forme uma bola. Pode ser que não seja necessário usar toda a quantidade de leite.

Use as mãos para misturar, nada de processos indústriais ou modernos, como batedeiras ou liquidificador. Depois que misturar bem todos os ingredientes, cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada (pouca farinha) com um rolo de macarrão. Para quem gosta de pizza bem fininha - a receita rende bem - cerca de 5 pizzas médias. Para quem gosta de pizza como eu - muita massa - rende 3 pizzas médias.

Vamos lá - se você gosta da massa fininha - coloque a massa em assadeiras untadas com azeite (só um pouquinho)- fure a massa como o garfo (isso vai evitar que a massa cresça) e leve para pré-assar - mas se você prefere as pizzas como eu, antes de levar ao forno, deixe crescer por uns dez minutos e só então leve ao forno quente para pré assar. Tire do forno quando a massa estiver um pouco corada. Retire do forno e comece a pensar no recheio da pizza.

Molho de tomate: para essa quantidade de massa use 6 a 8 tomates bem maduros - a dica do molho está no post Manja che te fa benne (lembram-se?). O processo é o mesmo que está lá.

Agora, vamos montar a pizza: vire a parte da massa mais dourada para baixo - leve ao fogo, uma frigideira com azeite e alhos filados, deixe dourar. Espalhe sobre a massa e deixe esfriar. É um toque todo especial que deixa a pizza deliciosamente saborosa. Espalhe a seguir o molho, muzzarela ralada e o recheio da preferência.

A última vez que eu fiz pizza em casa - usei ricota amassada, manjericão, salsinha e requeijão cremoso. Também pode se colocar fatias de tomate e muita cebola picada em rodelas. Tudo isso regado com um ótimo azeite, orégano e forno médio até que a parte de baixo esteja dourada.

E você, qual a sua pizza favorita?
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha