3 de abr de 2008

Quiche Lorraine

A quiche lorraine é uma receita tradicional da cozinha familiar da região da Lorena, na França. A palavra "quiche" vem da alsaciana "kuche", que quer dizer bolo. É um prato muito antigo, pois a primeira receita escrita dela que se conhece data do século XVI. Dizem que o Duque da Lorena Charles III que viveu nesta época era um grande fã da "quiche lorraine" e a consumia freqüentemente.

É uma receita simples e com ingredientes acessíveis, que podiam ser encontrados nas fazendas ou nas cidadezinhas do campo.

Massa :França, torta, Quiche Lorraine, gastronomia,  como fazer Quiche Lorrain, receita de Quiche Lorrain, ingredientes de Quiche Lorrain

200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
5 cl de água
1 pitada de sal

Colocar todos os ingredientes no «mixer» e bater durante ~45 seg, até que a massa forme uma bola.

Colocar a massa para repousar durante 1 h na geladeira.

Untar a assadeira com manteiga .

Abrir a massa e colocar na assadeira (de aproximadamente 26 cm de diâmetro).

Recheio :

200 g de toucinho defumado (cortado em cubinhos)
3 ovos
2 dl de creme de leite líquido
sal, pimenta do reino, noz moscada em pó

Fritar o toucinho defumado durante alguns minutos, até que ele fique bem douradinho. Em seguida, colocar sobre um papel absorvente e deixar esfriar.

Bater numa tigela os ovos (como para um omelete), e juntar o creme de leite. Misturar bem. Colocar o sal,a pimenta e a noz moscada a gosto (cuidado com o sal, se o toucinho defumado já é salgado).

No fundo da assadeira, sobre a massa, colocar os cubinhos de toucinho defumado. Em seguida, colocar a mistura líquida que contem os ovos e o creme de leite. Não ultrapassar os 2/3 da altura da forma, porque a mistura «cresce» durante o cozimento.

Colocar no forno (preaquecido) a 200 graus durante 35 minutos. Depois de tirar do forno, esperar pelo menos 5 minutos antes de servir. Como acompanhamento, servir uma salada.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha