5 de mai de 2008

Cappuccino...

Para tardes e noites frias...

bebidas quentes, outono inverno, Cappuccino, bebidas quente, inverno, frio, bebidas para o frio

A temperatura despencou aqui em São Paulo - resultado? É hora de bebericar um delicioso chocolate quente ou um saboroso cappuccino. Então que tal começar pelo meu preferido? Um belo cappuccino devidamente acompanhado por um bom filme na telinha - um bolo de baunilha - ou quem sabe madeleines? Achou o cardápio tentador?

Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café-da-manhã. Mas também bebemos durante o dia, num fim de tarde mais frio ou num começo de noite, durante um bom papo junto aos amigos. Em alguns países, é comum ser consumido após o jantar.

O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana. "Cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.


Existem diversas receitas de cappuccino, mas o mais importante ingrediente nessa receita é o leite que deve ser muito bem vaporizado. No Brasil, ele ganhou a companhia do chocolate, que não faz parte da receita tradicional que leva apenas café expresso e leite, mas eu confesso que quando experimentei o cappuccino com café latte num Café em Milano, me apaixonei e a receita é bem simples. Você pode fazer em casa e não gasta nem dez minutos para prepará-lo.

Então...
Vamos aos ingredientes:


01 xícara e meia de café solúvel tradicional
01 xícara de chocolate em pó
01 xícara de leite em pó
01 xícara de açúcar


Detalhe Importante. Para quem gosta do cappuccino um pouco amargo, como eu por exemplo, recomendo usar meia xícara de açúcar apenas.

Coloque todos os ingredientes dentro do copo do liquidificador e deixe bater por cinco minutos seguidamente em velocidade máxima. Todos os ingredientes precisam ficar bem misturados, por isso, eu aconselho que você verifique o procedimento - interrompendo a atividade e usando uma paleta para verificar os ingredientes.

Depois que terminar de bater, você pode guardar essa mistura por até 30 dias em um recipiente fechado, na geladeira - ou servir imediatamente. E caso seja essa a sua idéia, vamos preparar uma bela xícara de cappuccino. É bem simples...

Para cada xícara de cappuccino você vai precisar:
02 colheres de leite condensado
01 colher de sopa de água mineral
01 copo de leite morno


Bata no liquidificador durante 05 minutos, até o leite espumar bastante. Depois acrescente 02 colheres da mistura de cappuccino na xícara e derrame o leite batido sobre a mistura. Pronto, misture e beba a vontade...

Uma dica bem simples é a seguinte: Caso vá servir para outras pessoas, não mexa, deixe para que a pessoa que vai bebericar a bebida o faça.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha