12 de mai de 2008

"Coisas da Marininha"

"Conserva de Beringela"


beringela, conservas, cozinha, receitas da mamãe, torrada, vinho, D.Marina era mãe do "mio amore" - uma senhora que me conquistou desde o primeiro contato com ela- nós duas tínhamos algumas semelhanças - a principal era, sem dúvida, o gosto por uma parte especial da casa: a cozinha.

D.Marina, ou Marininha (como era chamada carinhosamente pelo filho) vivia com seu caderno de receita pra cima e para baixo - como a memória já lhe pregava peças, as páginas do caderno mantinham suas receitas a salvo. O que me chamou a atenção é que todas as receitas trazem uma data no rodapé da página. Descobri isso quando ela me emprestou o famoso "Caderno da Marininha" para que eu aprendesse algumas das receitas favoritas do seu filho - era o seu jeito de mostrar que se cuidasse bem do filho dela, a deixaria feliz. Coisas de mãe, sabe?

Nos últimos anos - a esquemia limitou seus movimentos, mesmo assim, ela seguia para a cozinha a fim de preparar os pratos favoritos do filho mais velho, mais mimado, mais querido...

A ultima receita que ela preparou para ele foi uma simples conserva - que ele adorava e que eu juro, não me atrevo a preparar para ele. Por uma razão bem simples: "coisa de mãe" - aposto como sabe do que eu estou falando! Não? Sabe aquela receita que só mesmo a sua mãe conseguia dar aquele saborzinho especial e ninguém mais? Aquele doce que você já comeu em vários lugares do mundo, mas que por um simples capricho qualquer não tem o mesmo sabor? Pois bem, é bem isso quando o assunto é "Beringela em Conserva". (24/08/81) - não sei precisar se a data é referente ao dia em que ela anotou a receita no caderno ou se faz menção a outro tipo de situação.

O "Caderno da Marininha" acabou sendo esquecido no fundo de uma gaveta, estava lá, em meio a panos de pratos e toalhas de mesa. Por obra do acaso, acabou sendo encontrado por mim no último fim de semana:

Ingredientes
03 beringelas médias
02 pimentões vermelhos
02 dentes de alho
02 cebolas médias
Azeitona verde sem caroço
orégano a gosto
Azeite e vinagre
uvas passas

Modo de Fazer
Corte a beringela em cubinho, ferva ligeiramente com sal. Deixe escorrer até sair toda a água. Corte os pimentões em tiras e repita o mesmo procedimento.

Corte a cebola e refogue com alho no azeite. Misture aos poucos a beringela o pimentão, a azeitona, as uvas passas e o orégano até secar.

Acomode em um pote de conserva (ou pote simples de vidro com tampa) - leve a geladeira por 2 ou 3 dias aproximadamente.


A conserva deve ser servida fria, mas o detalhe é que você pode servir com aquela torradinha quentinha que você prepara com finas fatias de pão francês, azeite e bastante alho filado. No mais, você pode pensar numa bela taça de vinho, uma companhia agradável, mantas sobre os pés, lenha ardendo na fogueira... E por aí vai!

Bem, mas se você tiver alguma dica melhor para o acompanhamento e o cenário - divide com a gente!

Ps. Copiei a receita sem mudar um unico detalhe. Um verdadeiro milagre, já que tenho mania de fazer alterações em receitas.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha