1 de mai de 2008

Curry em pó...

Curry, pimenta vermelha, Curry em pó, Curry receita
Adoro curry. O cheiro é o mais aconchegante possível. Como assim aconchegante? Experimente cheirar este condimento com os olhos fechados. Vai se sentir acalentada(o) intensamente. Então, quando vi uma receita aqui, pensei que era mais uma receita que iria aprender. Depois vi que era uma receita com curry. Comentei e prometi a receita. Em 2007, Sonia Hirsch publicou: Paixão emagrece, amor engorda. Um livro de Crônicas, receitas e reflexões. Ela é uma jornalista que afirma "A diferença entre o remédio e o veneno está na dose", diz o ditado lembrado por ela nesta antologia. Essa sabedoria simples reflete o "caminho do meio" que Sonia resolveu seguir em sua carreira e na vida." Estas são o inicio da apresentão de Gabriela Dias na orelha no livro. Conheci Sonia no "Sem Censura", sendo entrevistada por Leda Nagle. Na última entrevista, ela falou sobre o inhame e seus efeitos na proteção contra a dengue. Ah, neste livro também tem receitas com inhame e com molhos incríveis.
Curry - Mistura de especiarias feita na Índia, mas principalmente para o consumo externo. Dentro do país, usa-se uma mistura específica para cada prato, que varia de região para região e até de família para família. O curry, como se encontra à venda, é uma combinação de coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo, curcuma, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.

Então o que podemos perceber é que cada um tem uma receita e você pode fazer a sua. A pimenta vermelha pode ser a páprica picante. A minha receita
.02 colheres (sopa) de semente de coentro
.01 colher (sopa) de cominho
.01 colher (sopa) de cardamomo
.01 colher (sopa) de cúrcuma(açafrão-da-terra)
.02 colheres(chá) de páprica doce ou picante
.01 colher (chá) de canela em pó
.01 colher (chá) de cravo
.02 clheres(chá) de erva-doce
- Moer bem fino e guardar em pote de vidro tampado.
Espero que gostem da receita e venham aqui contar como foi fabricar seu próprio curry...
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha