8 de mai de 2008

Sopa de Ervilhas Alsaciana (Erbesupp)

França, legumes, outono inverno, sopa, culinária, receitas da França


Esta receita é típica da bela região da Alsácia, na França. Simples e familiar, ela ajuda os alsacianos a enfrentar os rigores do inverno. O inverno brasileiro é mais ameno, mas uma sopa bem quentinha sempre cai bem, né?


Sopa de Ervilhas


para 6 pessoas


350 g de ervilhas
3 l de água salgada
1 cebola espetada com 2 ou 3 cravos
2 folhas de louro
1 dente de alho, 1 echalote
2 batatas
2 cenouras, 1 alho porró
50 g de manteiga
300 g de toucinho defumado
sal, pimenta do reino
croûtons de pão (pão torrado cortado em cubinhos)


Lavar as ervilhas. Colocá-las na água e levar à ebulição durante 4 ou 5 minutos, retirando a espuma.

Descascar as batatas e as cenouras. Cortá-las em cubinhos bem pequenos. Lavar o alho porró e cortá-lo em rodelas bem finas. Cortar a echalote também em rodelas bem finas e fritá-las na manteiga. Juntar os legumes e deixar cozinhar em fogo baixo por alguns minutos.

Colocar esta preparação no caldeirão contendo as ervilhas, assim como a cebola, o alho, as folhas de louro e 200 g de toucinho defumado. Salgar. Deixar cozinhar em fogo brando durante 1h30. Verificar o tempero durante o cozimento e corrigir se necessário.

Retirar as folhas de louro, a cebola e o toucinho defumado, e passar a sopa no moedor de legumes (ou no liquidificador). Cortar o resto do toucinho defumado em pequenos cubos, fritar rapidamente na manteiga com os croutons de pão. Despejar na sopa antes de servir.

Cortar o toucinho defumado (que foi retirado da sopa antes de passá-la no liquidificador) em pedaços iguais e reparti-lo pelos pratos de sopa.



Bom apetite!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha