7 de ago de 2008

Brócolis faz bem à saúde



Outro dia falei deste vegetal como acompanhamento e eis que hoje vi uma matéria que falava bem dele. Eu lembro de um imbroglio quando o então presidente dos EUA George Bush (Pai) afirmou que não gostava de brócolis e os produtores protestaram porque as vendas caíram.
Eu sempre gostei dos vegetais brassica (como brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas) e minha mãe sempre foi criativa para nos fazer comê-los, mas não tenho conseguido inseri-los na dieta dos meninos. Só couve-flor que coloco no meio do purê de batatas é que tem sido ingerida ou um repolho picadinho no meio da farofinha.
Enfim, o brócolis é bom para todos, não só para crianças. O estudo conduzido por pesquisadores britânicos da Universidade de Warwick que afirma que o brócolis pode reverter danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração.Segundo o G1, os cientistas acreditam que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e de moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar. Saiba mais aqui.
Ainda não se convenceu? Extrato de brócolis protege a pele contra efeito de raios ultravioleta e alguns estudos também relacionam a ingestão habitual deste vegetal com uma melhora geral nos quadros de câncer. Brócolis (assim como frutas e vegetais verde-escuros, como espinafre e couve) é rico em luteína, um carotenóide que nosso organismo não consegue produzir em quantidade suficiente sozinho, necessitando da ingestão de alimentos ou de suplementos nutricionais. A luteína é um antioxidante que nos protege dos radicais livres e protege os olhos da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e também pode reduzir o risco do desenvolvimento de catarata.
Com tantos benefícios, não custa encontrar formas saborosas de acrescentá-lo à dieta!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha