4 de ago de 2008

Ninhos de Alface


Não sei já disse, mas caso não tenha dito, vou dizer agora (rs). Eu simplesmente A-D-O-R-O saladas e não tem época do ano específica para eu  me dedicar a elas. E vou deixar claro que salada pra mim é prato principal. Pois bem, vivo inventando modas - a última o "Ninhos de Alface" que fiz aqui em casa e mio Amore aprovou.
O prato é prático e rápido. Você só precisa ter alface americana em casa e revirar sua geladeira atrás de cenoura - queijo branco - rabanete - batatas - tomates - e o que mais tiver por lá. Por fim, basta usar a criatividade.
Na  hora de preparar, você precisa usar de delicadeza para soltar as folhas da alface americana sem quebrá-las. Elas precisam estar inteira para ficarem com o formato de ninhos. Uma dica legal é soltá-las em baixo da água corrente da torneira. Soltam rapidamente.
Rale as cenouras, o rabanete.
Pique o queijo branco e as batatas (que podem ser cozidas, mas há quem goste delas crua, mas são poucas as pessoas) eu as cortei em cubinhos e cozinhei por alguns minutos com sal (ficam deliciosas).
Eu também preparei um purê de batatas.
Montagem.
As folhas precisam ser temperadas com o tempero que você achar melhor. Eu usei requeijão com um pouco de água e sal. Depois coloquei o purê de batatas com ajuda de uma colher e muita delicadeza para não quebrar as folhas da alface. Depois é só colocar a cenoura, o rabanete, o queijo, a batata cozida e por fim cobrir com um fio de azeite e servir.

Eu montei o prato com arroz branco, bife de soja e purê de batatas.
Não levou nem dez minutos para ficar pronto
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha