3 de set de 2008

Bolo de chocolate ultra rápido



Já me pediram diversas vezes para postar a receita deste meu bolo de chocolate aqui, mas acho tão comum... enfim, hoje fiz no almoço para os meninos e pensei bem. Vale um post mesmo, porque é fácil e assa super rápido, por isso já me tirou do aperto várias vezes que visitas de última hora surgiram em casa. 
Aprendi a receita com uma amiga da minha mãe lá de Ponta Grossa, não lembro bem do nome dela, mas, como boa pontagrossense, posso contar que é da "Família Chemim". Lá as famílias ainda contam muito!

Antes de começar, unte uma forma redonda (de uns 20 cm de diâmetro). Reserve. Ligue o forno e deixe pré-aquecer. 
Misture 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de nescau (prefiro chocolate em pó, aquele dos frades). Adicione uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e outra de fermento em pó. Para quem não sabe, bicarbonato de sódio acrescido de um ácido (como suco de laranja ou limão naturais) são fermentos. (Aprendi num livro de muffins em inglês, que alterna o "baking soda" e o "baking powder"). 
 Faça aquele tradicional buraco no meio dos ingredientes secos e coloque dois ovos inteiros e 1/2 xícara de óleo. Misture, vai ficar uma massa bem seca. Acrescente então 2 xícaras de água fervente. Mexa para deixar homogêneo e pronto. 
Leve ao forno médio por uns 20 a 25 minutos.  Voilà. Está pronto um lanchinho de última hora que fica excelente com cobertura de brigadeiro mole. :)

P.S. Deixo o bolo em homenagem à minha querida Aline Dexheimer que faz aniversário hoje! :)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha