18 de set de 2008

Dicas para cuidar de utensílios de aço inox

Não sou muito adepta das lidas de limpeza doméstica, admito abertamente, mas isso faz com que eu seja bem organizada e "econômica" quando cozinho. Além disto, opto por materiais que sejam fáceis de limpar e manter bonitos, para facilitar minha vida. Dentre eles estão o vidro (marinex) e o inox. Aí recebi nesta semana estas dicas para cuidar do inox. São do Núcleo Inox – Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável, associação sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais que fazem parte de toda a cadeia produtiva do aço inox no Brasil.  

  • Limpeza de rotina
Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes (suaves e neutros). A limpeza de rotina pode ser feita em máquina de lavar louças.
Os removedores à base de amônia (amoníacos) devem ser diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Para enxaguar, use bastante água, preferencialmente morna, e, para secar, um pano macio.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.
A limpeza rotineira evita as eventuais manchas da superfície do aço.

  • Manchas leves
Em caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, pode-se aplicar uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos em álcool de uso doméstico. A força aplicada deve ser a mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento.
Evitar esfregar com movimentos circulares.

  • Manchas Acentuadas
Fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou solução de um removedor à base de amônia e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorrer a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica.
Em seguida, deve-se adotar o procedimento indicado para remover sujeira moderada.
Se a sujeira persistir, um método mais severo, com o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios, pode ser uma opção. Entretanto, esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.

  • Marcas de dedos
Remover com um pano macio ou toalha de papel umedecido em álcool (de preferência isopropílico encontrado em farmácias de manipulação), ou solvente orgânico (éter, benzina e acetona). Para diminuir as chances de uma nova ocorrência aplicar um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

  • Para limpar o aço inox usado no fogão
Simplesmente esfregar com um pano úmido ou esponja de náilon depois de cada uso.
Para remover gorduras e manchas mais resistentes, fazer a limpeza utilizando detergente comum.

  • Para limpar a pia de aço inox
Usar sempre o método mais simples para a limpeza diária: sabão ou detergente caseiro (neutro), aplicados com um pano macio ou esponja de náilon.
Nunca utilizar na limpeza, e nem deixe sobre a pia de aço inox, a esponja de aço comum: além de arranhar as partes polidas, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha