21 de nov de 2011

Chá e chocolate reduzem riscos de problemas cardiovasculares

saúde, chocolate, Chá, problema cardiovascular, dieta, atividade endotelial, chocolate resolve problemas cardiovasculares


Li no Prometeu, que traz notícias de pesquisadores científicos, uma informação antiga que confirmava que chá e chocolate reduzem riscos de problemas cardiovasculares.

Pesquisadores da Universidade de Pennsylvania (EUA) reuniram evidências presentes em 66 estudos já publicados de que o consumo moderado de chá e chocolate está fortemente associado à redução dos riscos de se ter algum problema cardiovascular. Isso ocorreria porque são alimentos ricos em flavonóides, substâncias que têm efeitos antioxidantes (neutraliza os efeitos ruins das reações químicas produzidas pelas células e que causam seu envelhecimento). O estudo, coordenado por Penny Kris-Etherton, foi publicado em 17 de janeiro na revista Current Opinion in Lipidology.

O consumo de chá é considerado no estudo ideal para a absorção de flavonóides também porque, sem açúcar ou leite, não contém calorias, evitando elevação do peso. O ideal seria seu consumo com alguma bolacha de chocolate que contenha frutas ou castanhas. Segundo o estudo, é importante incluir em nossa dieta diária a maior quantidade possível de alimentos derivados de frutas e vegetais.

O resultado da análise não chegou à conclusão de qual seria a quantidade diária ideal de consumo de chá e chocolate para produzir um efeito benéfico. Mas concluiu que 150 mg de flavonóides produzem um efeito imediato e agudo. Para isso, basta uma xícara de chá em contato com o pó por dois minutos (produz 172 mg de flavonóides). Efeito semelhante pode ser produzido por cerca de 38 gramas de chocolate. Já para um efeito prolongado, é necessário o consumo de três xícaras e meia de chá ou 125 gramas de chocolate.

Além dos benefícios antioxidantes dos flavonóides, verificou-se pelos estudos avaliados que o chá também pode atenuar processos inflamatórios e arteroclerose, reduzindo tromboses e promovendo uma atividade endotelial adequada.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha