2 de dez de 2011

Um aliado para a fertilidade

fertilidade, gestação, saúde, zinco, Coca-Cola Ligth Plus,





Em um mundo globalizado, onde a competitividade e a busca pela realização profissional são crescentes, os relacionamentos ocorrem de forma mais rápida e intensa, as viagens de trabalho ou passeio são mais constantes e acessíveis, há uma cobrança por padrões estéticos e também por tornar-se pai ou mãe. Mas, nem sempre esta vontade de construir a própria família dependerá apenas da decisão do casal; é preciso também um preparo biológico determinante para a geração de uma nova vida saudável. A fertilidade ou a ausência dela faz parte do inconsciente dos casais como uma preocupação, principalmente quando decidem ter um bebê. Novos estudos têm indicado a importância de alguns nutrientes neste processo, como é o caso do zinco que faz parte de diversas atividades celulares.

Além dos nutrientes já recomendados durante o período de gestação como proteína, vitaminas, ferro entre outros, o zinco pode ser destacado como um mineral essencial por desempenhar papel importante no momento da ovulação, crescimento, desenvolvimento, integridade celular e em funções bioquímicas como o envolvimento na síntese de proteínas e ácidos nucléicos. “Sua deficiência tem sido associada à infertilidade, abortos, má formações e retardo do crescimento intra-uterino (RCIU), já que este mineral tem grande participação na divisão celular.
Embora o zinco esteja presente em alimentos como carnes, cereais integrais, fígado, frutos do mar (especialmente as ostras) entre outros, existem alguns obstáculos para atingir os níveis ideais ao organismo. Isso ocorre devido às quantidades baixas do nutriente presente em alguns alimentos e a dificuldade do organismo em absorvê-lo. As ostras representam o alimento mais rico em zinco, porém, não é considerado um prato típico do cardápio brasileiro, com um custo superior para a média nacional e difícil acesso para adquiri-lo. Por isso, para garantir um aporte adequado de zinco, muitos especialistas recomendam os suplementos vitamínicos e minerais, que são capazes de garantir a quantidade ideal não somente do zinco como de várias vitaminas importantes para o bom desenvolvimento do bebê e uma gestação mais tranqüila.
Para aqueles que não tem o hábito de fazer reposição vitamínica, podemos compensar prazeirosamente bebendo uma latinha de Coca-Cola Ligth Plus de vez em quando. Nela podemos ter aporte extra de Zinco, Magnésio e B3, B6 e B12. Fica a dica!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha