19 de nov de 2008

Ai, que uva!

doce, maçã, suco, uva, Minha mãe era a rainha dos ditos populares. Eu a achava uma chata de galochas (e hoje as galochas estão na moda), pois sempre tinha um na ponta da língua para me dar uma lição ou me fazer entender alguma coisa da forma mais simplista possível. Eu odiava a maioria deles e, normalmente ou quase sempre, era contrária a todas aquelas teorias furadas. Mas graças a tanta chatice, hoje conheço muitos ditados que me são úteis na hora de escrever um post ;). Quando não me queria perto de determinada pessoa, dizia: Uma maçã podre apodrece todas as outras ou Quem anda com manco aprende a mancar. Argh! Bom, mas que papo é esse? Papo de cozinha, oras! Não são apenas as maçãs podres que têm o poder de estragar todo um cesto, as uvas também, por isso, antes de guardá-las, deve-se retirar os bagos estragados para que não contaminem os outros. Será que devemos fazer isso com as pessoas também? Jogar fora um amigo “podre” ou “mais caidinho do caule” para não sermos contaminados por suas idéias?
Tenho visto uvas lindas nas prateleiras do supermercado. Não resisto, compro sem provar, mas na hora de consumi-las estão completamente sem gosto. São bonitas, grandes, mas aguadas. Não são totalmente descartáveis porque a Cris, que trabalha aqui em casa, consegue fazer um delicioso suco. Bate os bagos no liquidificador, côa, adoça e voilà! Outro doce gostoso que dá pra fazer com as uvas, mesmo com as sem gosto, é um gelado de uva:

Ingredientes:doce, maçã, suco, uva,
- Uva itália
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 colher (sopa) de margarina
- 250 gramas de chocolate ao leite (ou meio amargo, para não ficar muito doce)

Modo de fazer:

Forre o fundo de uma travessa com as frutas. Em seguida, junte em uma panela o leite condensado e a margarina e leve ao fogo até que comece a soltar da panela (ponto de brigadeiro mole). Despeje o creme por cima das frutas. Leve o chocolate ao microondas para derreter e acrescente as duas latas de creme de leite (uma com soro e a outra sem o soro), mexa bem e despeje por cima do creme anterior, leve à geladeira e sirva gelado.

E, como falei em maçãs, aproveitarei para dar uma receita de bolo fácil, fácil, que aprendi com a Lila. De agora em diante, suas maçãs não apodrecerão nas fruteiras.

Bolo de maçã da Lila (aprovadíssimo!)

Ingredientes:

- 3 maçãs pequenas picadas com casca (usei médias)doce, maçã, suco, uva,
- 1/2 xícara chá de uva passa s/ semente (nunca coloquei)
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara chá de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara chá de açúcar
- 3 colheres de sopa de margarina derretida
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer:

Misture tudo. Unte uma forma de buraco no meio, coloque a mistura lá e 30 minutinhos depois o bolo está pronto. E é assim mesmo, não vai leite, mas pode confiar que dá certo. Espere amornar para desenformar e, se conseguir, espere esfriar para servir.

Postado by Palpi
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha