6 de dez de 2011

Beterraba no suco e na sopa

Gosto muito de beterraba. Ninguém me entende, tem gente que fala que tem gosto de terra, mas eu sempre gostei. Fiquei sabendo de receitas com beterraba e que já fazem parte do meu cardápio.

Sopa de Beterraba


beterraba, sopa, suco, modo de preparo,

A consistência cremosa da sopa, que não contém acréscimo nenhum de gordura, fica por conta da farinha de aveia integral batida com as beterrabas no próprio caldo do cozimento. Uma alternativa para as sopas-creme tradicionais, que geralmente são elaboradas com creme de leite e gemas.

Ingredientes:

  • 3 beterrabas cortadas em pedaços grandes (500 g)
  • 1 cenoura em pedaços (220 g)
  • Na receita tinha 1 alho-poró cortado em rodelas grossas (somente a parte branca), mas não uso porque não gosto do sabor
  • 1 amarrado de temperos verdes (salsão, cebolinha e tomilho)
  • ½ colher (sopa) de sal grosso
  • 4 colheres (sopa) de Quaker Forno e Fogão - Farinha de Aveia Culinária (24 g)
  • folhas tenras de 1 maço de beterraba (100 g)
Preparo
Cozinhe a beterraba, a cenoura, o alho-poró, o amarrado de ervas e o sal em 1,5 litro de água. Quando a beterraba estiver cozida (aproximadamente 30 minutos), apague o fogo, deixe esfriar e remova o amarrado de ervas. Bata os legumes com o caldo do cozimento e a farinha de aveia no liqüidificador até obter um creme uniforme. Uma alternativa é simplesmente amassar tudo na panela com aquele amassador de fazer purê, assim não se perde as fibras. ;)
Volte a sopa para a panela, apenas para aquecer, e sirva em seguida, colocando em cada prato uma porção das folhas de beterraba lavadas e picadas bem fino.

  • Rendimento: 7 porções
  • Valor calórico porção: 59,40 kcal
  • Valor calórico total: 415,78 kcal

A outra dica eu revivi lendo um post no portal M de Mulher. A dieta dos sucos que comecei mais pela saúde, sem fé na dieta mesmo e que me fez emagrecer rapido. Incrível, dá um ânimo, sabe, deixa alto astral e com pique!

Suco de beterraba com cenoura
Ingredientes:

  • 1 beterraba
  • 1 maçã,
  • 4 cenouras
  • suco de 1 limão

Bati no liquidificador os ingredientes e peneirei. Simples assim.

Segundo a Wikipedia "A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.Beterraba encontrada no Rio de Janeiro.
A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas"
Cada 100 gramas de beterraba contém:
Calorias - 50kcal
Gorduras - 0g
Vitamina A - 42 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 55 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,40 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 36 mg
Potássio - 350 mg
Sódio - 95 mg
Fósforo - 40 mg
Cálcio - 25 mg
Zinco - 5 mg
Ferro - 3 mg
Manganês - 0,5 mg


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha