22 de nov de 2008

Esta receita é boa!

Peguei duas receitas no Cybercook, uma de tomate seco de microondas -- ensinada por um chef, imagine! -- que, por ser muito rápida e fácil, chamou minha atenção. Outra, de bolo de chocolate, dica de uma pessoa comum, mas com quase 170 avaliações, também foi para o rol das 'fazíveis'. Resolvi colocar a mão na massa e... decepcionei-me.

Primeiro, o tomate no microondas não fica seco, fica murcho. O tal chef esqueceu de esclarecer essa diferença enquanto preparava o prato. Fiz, dá pra comer, mas não tem nada a ver com tomate seco. Nada. Incomparável quanto à textura e ao sabor. Portanto, não vou desperdiçar tomates com essa receita e aconselho-a a fazer o mesmo.

Segundo, fiz o bolo de chocolate como manda o figurino. O que você entende por chocolate em pó? Usei o the best, o chocolate do padre (ou do frade) ou aquela porcaria que faz brigadeiro transbordar no microondas mesmo nas vasilhas mais altas. A receita, muito elogiada em suas avaliações -- e eu sou a rainha do bolo, meus amores, eles ficam grandes, macios, fofos e muito saborosos --, ficou uma droga e o único ingrediente que pode ter dado o grande "grosope" foi o tal chocolate em pó. O bolo ficou emborrachado. Talvez, se eu tivesse usado achocolatado (nosso famoso Nescau), o resultado fosse diferente, mas não pretendo repetir a receita para experimentar. E, novamente, aconselho-a a tomar cuidado com as receitas do site e a não confiar cegamente em suas avaliações. Esse povo é mais doido do que a gente imagina, pode crer. Foi a quarta receita do site que não deu certo. Uma foi a de uma torta de limão que estava avaliada como "a" grande torta e ficou um lixo (não encontrei mais o link e é um bom sinal) e uma receita de brigadeirão de microondas, ensinada pelo mesmo chef, que ficou um terror.

Bom, mas não precisamos ir tão longe. Quem não recebeu a receita do famoso bolo de caneca, que também foi divulgada em site de 'entendido' de cozinha? Você fez? Eu, sim. Um horror! Pode ser fácil, rápida e até engraçado ver aquele bolo roliço saindo da caneca, mas, vamos e venhamos, que bolinho ruim.

Portanto, meninas, olho vivo!

Postado by Palpi
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha