26 de fev de 2009

Alimentos com indice glicêmico alto pioram a acne



Vi uma noticia hoje no G1 que trazia informações de uma pesquisa sobre acne. Comentando uma matéria de Anahad O'Connor, do  New York Times, eles explicavam que não é o açucar em si, mas o índice glicêmico do alimento (a velocidade e a extensão na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue) que podem levar o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleo e inflamar a pele.  Segundo a matéria:

"Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas. 

Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres, os hormônios masculinos conhecidos por causarem acne. Isso sugere que os hormônios desempenham, sim, um papel no processo. Outros estudos descobriram relações similares entre alimentos hiperglicêmicos e acne, apesar da afirmação dos cientistas de que é necessário realizar pesquisas mais profundas. "





Foto: Leif Parsons/NYT

Evidências do elo entre açúcar e acne são poucas, mas existem (Foto: Leif Parsons/NYT)


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha