1 de fev de 2009

Volta às aulas: de olho nas lancheiras

Meus filhos voltam às aulas de fato agora e estou aproveitando dicas que recebi sobre a lancheira e a saúde dos pequenos. Todo cuidado é pouco pois as cantinas das escolas estão cheias de atrativos como salgadinhos, balas e refrigerantes, alimentos que contribuem para o aumento da obesidade infantil, problema recorrente em cerca de 10% das crianças brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria de São Paulo.

Aqui em casa preferimos enviar o lanche ao invés de mandar dinheiro. Desta forma podemos controlar melhor a quantidade e qualidade dos alimentos na dieta das crianças. Veja estas dicas para preparar o lanche:

  • Substituir os alimentos gordurosos por alimentos mais saudáveis e nutritivos, como trocar a manteiga pela geléia, que além de ser pouco calórica é benéfica ao intestino devido à pectina presente em sua composição. Opções não faltam: Morango, Framboesa, Ameixa, Goiaba e Uva, até saborosas combinações, como Manga com Maracujá e Abacaxi com Hortelã.Procure uma marca que garanta que a geléia é preparada com frutas frescas.

  • Cremes à base de cacau podem ser muito nutritivos. Creme de Avelã com Cacau, Creme de Amendoim com Cacau e Creme de Chocolate Branco são preparados com frutas oleaginosas, ricas em proteinas, vitaminas e oligoelementos, além de cacau, chocolate branco e leite e não estragam com facilidade fora da geladeira - o que facilita o trabalho dos pais, que podem preparar os lanches ou as torradas na noite anterior e guardar na geladeira, caso seja necessário.

  • Para completar, que tal ser ecológico e trocar os sucos e achocolatados em caixinha longa vida por sucos que você prepare e envie na tradicional garrafinha térmica. ;) 

  • Meu filho caçula adora castanhas (no shopping sempre pede Nutty Bavarian) e uma opção é enviar frutas secas ou oleaginosas para as crianças. Elas são ricas em nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, ferro, selênio, entre outros, e se destacam por serem ricas em gorduras monoinssaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar do sangue estável e ativar o metabolismo.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha