30 de mai de 2009

Empreendedorismo rural

A história de um assentado da reforma agrária que hoje é responsável por um negócio de sucesso será o tema principal do 'Globo Rural' deste domingo, dia 31. O repórter César Dassie conversará com Álido Brun, um gaúcho que saiu de sua terra natal para tentar a sorte com o cultivo de soja em São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.

Já estabelecido na cidade, Álido foi pego de surpresa por uma das cíclicas crises agrícolas, que o levou à falência e à posição de semterra. Determinado a mudar essa situação, o agricultor se inscreveu no Incra e, após algum tempo, foi assentado no município de Chapadão do Sul, onde recomeçou seus projetos. Álido mostrará na reportagem do 'Globo Rural' como organizou sua produção e o grande destaque de seu negócio: a fabricação do queijo tipo suiço. Com uma receita criada por ele e contando com apenas um funcionário, hoje seus queijos são um dos pontos fortes do comércio do seu município. Até de Brasília vem gente para comprá-los.

Ainda nesta edição, será exibida uma matéria sobre o manejo correto das parreiras de uva. A partir da carta de uma telespectadora que não tinha sucesso na produção de frutos, o 'Globo Rural' apresenta a melhor forma de conduzir a plantação. Para isso, a repórter Ana Dalla Pria visitou um dos principais centros de pesquisa de uvas do país, no Rio Grande do Sul, e conversou com especialistas, que enumeraram cuidados como o local do plantio, a qualidade das mudas e a importância da segunda poda.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha