4 de jun de 2009

Faxina econômica e ecologicamente correta

Engana-se quem pensa que o papel do vinagre branco e do sumo do limão é apenas temperar saladas e o do bicarbonato de sódio, somente deixar um bolo mais fofinho. Na hora da faxina, estes podem ser os principais “ingredientes” para uma limpeza barata, prática, eficiente e ecologicamente correta. E, por ser naturais, estes produtos não são prejudiciais à saúde de donas-de-casa, domésticas e diaristas.

O “kit de limpeza verde” pode ser preparado artesanalmente dentro de casa e inclui produtos simples como vinagre branco, limão, bicarbonato de sódio, sal e água. Com menos de R$ 10, é possível preparar um kit capaz de render até oito faxinas em uma residência de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. E o melhor, sem agredir o meio ambiente nem deixar resíduos irritantes na pele, como o cloro, o formaldeído e os solventes.

A idéia foi desenvolvida por Isabel Maria Antunes Joffe, sócia-fundadora da rede Mundo Verde, a partir da experiência da funcionária, Márcia Regina Amorim da Silva, responsável há sete anos pela limpeza do escritório da franquia em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Incentivada pela empresa, Márcia utiliza conhecimentos passados de geração em geração pela sua família na hora de executar a limpeza. “É muito fácil e qualquer um pode preparar em casa”, garante Márcia, que ganhou o apelido de “faxineira verde”.

Isabel Joffe destaca que o kit de limpeza verde não é um produto comercializado pelas lojas da rede, mas uma sugestão que se alinha aos conceitos de consumo consciente defendidos pela marca. “Trata-se apenas de um conceito que introduzimos em nossas lojas e junto aos nossos franqueados. Acreditamos estar contribuindo, com esta pequena iniciativa, para a valorização do consumo consciente, que sempre foi uma das preocupações da nossa empresa”, afirma Isabel.

Como tudo começou

Márcia começou a usar produtos naturais na faxina da casa quando ainda era criança, a partir de uma necessidade, já que não tinha dinheiro para comprar materiais de limpeza. “Morava com a minha avó, que me criou. Ou a gente comprava comida ou produtos para limpeza. E a gente sempre optava pela comida”, lembra a faxineira. Mãe de cinco filhos, Márcia começou a trabalhar aos 12 anos em “casa de família”, onde, sempre que possível – e com a autorização das patroas –, implementava a sua “faxina ecológica”.

Mas foi na rede Mundo Verde que Márcia passou a perceber que seus hábitos de limpeza eram uma verdadeira lição de cidadania e preservação do meio ambiente e encontrou apoio para difundir essa prática. Com o incentivo da empresária Isabel, que fundou a rede há quase 22 anos, a “faxineira verde” começou a disseminar o conceito da limpeza ecologicamente correta entre funcionários, franqueados e clientes.

Hoje, Márcia também ensina sua “fórmula” para clientes das lojas da rede em Petrópolis e até mesmo para visitantes do portal www.mundoverde.com. Ela recebe emails com perguntas sobre o tema e responde dúvidas de pessoas interessadas em preparar e usar em casa o “kit de limpeza verde”.

“Apoiamos esta iniciativa pois acreditamos que, com esta ação voluntária, Márcia incorpora na prática os conceitos de consumo consciente e responsabilidade social defendidos pela empresa Mundo Verde desde a sua criação. É um belo exemplo para nossos funcionários, colaboradores e franqueados, que queremos ver multiplicado na sociedade”, afirma Isabel.

A “faxineira verde” também usa a Vassoura Ecológica, feita de fibras de garrafas PET, desenvolvida pelo Projeto Recicla Três Rios e comercializada nas lojas Mundo Verde. Trata-se também de um produto de comércio justo – parte da renda é revertida para o projeto, que gera emprego e renda para diversas famílias no município da região centro-sul fluminense.

Mas não é apenas na hora da faxina que Márcia se mostra uma consumidora preocupada com a preservação do meio ambiente. Ela vai às compras usando a bolsa "Mundo Consciente", a sacola ecologicamente correta criada pela franquia Mundo Verde. Feita de juta (fibra natural bastante resistente), a ecobag é uma opção para substituir o uso das sacolas plásticas na hora das compras.

Dicas para uma faxina ecológica

Medidas simples e econômicas podem ajudar a manter a casa limpa e a proteger o meio ambiente. São "dicas" práticas, que diminuem a necessidade do uso de produtos químicos. Confira as sugestões para uma faxina verde:

* Tire o pó das lâmpadas, pois empoeiradas, elas gastam mais energia;
* Utilize panos, que são laváveis e reutilizáveis, em vez de toalhas de papel na copa ou cozinha;
* Limpe vidros, azulejos, vasos sanitários e espelhos, usando vinagre branco e água na mesma proporção;
* Limpe pias, bidês e vasos sanitários em banheiros com bicarbonato de sódio, substituindo o cloro na remoção de limo. Para isso, basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal;
* Para desinfetar ambientes, resgate o hábito do uso da água quente combinada com sabão;
* Purifique o ar, usando uma mistura de ervas com suco de limão ou vinagre;

* Armários podem ser limpos com vinagre, que tira cheiro de mofo e de madeira velha e mata traças. O cheiro forte do vinagre não é percebido graças à mistura com o bicarbonato de sódio e o limão.

* Na hora de limpar os tapetes, opte pela Vassoura Ecológica, feita de garrafas PET.

Limão, um produto limpa tudo

O limão é um substituto natural da água sanitária, do cloro e solvente. Misturado ao sal, forma uma pasta de limpeza eficaz. Sua acidez remove a sujeira e as manchas de ferrugem.

  • Roupas amareladas: Coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão brancas e cheirosas.

  • Roupas com manchas de suco e molho de tomate: Esfregue a roupa com limão, enxágue e deixe secar.

  • Limpeza das bocas do fogão: Esfregue com uma esponja de aço, suco de limão com sal ou bicarbonato de sódio.

  • Cera: Misturar uma parte de óleo de linhaça, com outra parte de suco de limão. Aplique com uma flanela.

  • Porcelana: Esfregar com meio limão.

  • Pratos e talheres: O limão tira a gordura, deixando-os brilhantes.

  • Lustra-Móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Usar uma flanela para dar brilho.

  • Limpa Tudo: Fazer uma solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicionar uma colher de suco de limão, para dissolver a gordura.


Para limpar pisos, azulejos e armários

Misturar em um borrifador:

  • 1 litro de água

  • 1 pitada de sal

  • 4 colheres de chá de vinagre branco

  • 6 gotas de limão

  • 4 colheres de chá (cheias) de bicarbonato de sódio


OBS: Com um borrifador cheio, é possível limpar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Para limpeza de vaso sanitário, misture só água, bicarbonato e sal. Dispense os demais ingredientes. Deixe a mistura agir por meia hora. Para a limpeza de vidros, dispense o bicarbonato de sódio.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha