16 de jun de 2009

A França no Brasil – O Sabor da História em Paraty

Acontece de 23 a 26 de julho,o IV Encontro Paraty de Cultura & Gastronomia com o tema “A França no Brasil – O Sabor da História”. Nesta temporada, estará presente na Praça da Matriz o melhor da gastronomia francesa com a cooperação da Alain Ducasse Formation com cursos gratuitos de gastronomia direcionado ao público visitante, e festins, que são jantares temáticos e harmonizados na Pousada do Sandi, na Porto Imperial e no Restaurante Refugio. No ano dos grandes eventos em Paraty, a HG (Hospitalidade Global), empresa de promoção de turismo, estará presente no apoio durante este acontecimento da gastronomia internacional que une Brasil e França em uma festa de sabores e aromas.
Os jantares acontecem sempre às 21 horas e terão a participação de grandes chefs franceses. No dia 23, o festim acontece no Restaurante Refugio, com pratos elaborados pelo chef Alain Jacob.
Já no dia 24, o jantar acontece na pousada Porto Imperial com o chef Damien Montecer do Santa Teresa Hotel (Rio de Janeiro) com o menu composto por entrada Chips de legumes da terra croc sel-curry com molho aioli, primeiro prato Filet de taina curado, Taboule marroquino no vapor de maracujá, manga, castanhas do Pará e hortelã, prato principal Robalo novo grelhado, risoto proibido, mousseline de abóbora japonesa, bisque leve gingibre e grapefruit para acidez, e como sobremesa Torta de nozes, rapadura e sorvete de palmito pupunha.
A Pousada do Sandi recebe o festim do dia 25, comandado pelo chef Emile Jung do restaurante Crocodile, com duas estrelas do Guia Michelin. Intitulado Os Prazeres do mar em PARATY, o chef apresenta menu composto por Rolinho de Robalo defumado com mousse perfumada ao capim limão sobre um carpaccio de palmito fresco, Risotto de amêndoas grelhadas com vieiras, camarões e lagosta, File de namorado gratinado de crosta de ervas, puré de batata baroa e molho barbecue e, para finalizar, Fondante de chocolat meio-amargo e sorvete de maracujá, seguido por Petits gateaux e trufas de chocolate.
No dia 26, o SindRio convida o chef Frédéric Monnier no Margarida Café para o festim de encerramento do IV Encontro Paraty de Cultura e Gastronomia, com a presença de autoridades locais, patrocinadores e convidados.
Além dos festins e cursos de gastronomia, acontece a exposição do artista plástico Paulo Gomes e show com Bebeto de Paraty e grupos como Jazz com Flávio Guimarães. A HG – Hospitalidade Global é uma empresa de soluções integradas em Turismo, e dispõe de produtos e serviços para hotéis, pousadas independentes, e para destinos turísticos.paraty
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha