8 de out de 2009

Combine frutas com saladas e carnes

Vi esta matéria no Jornal Hoje enquanto eu almoçava.



Tem gente que adora verduras, legumes e frutas. E que tal misturar tudo numa salada?
É possível e fica muito gostoso. Você ainda vai aprender agora a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento.


Nos pratos coloridos folhas e legumes dividem espaço com frutas. Se você acertar na combinação pode até potencializar os nutrientes de cada alimento.

A beterraba e todos os legumes e verduras de cor escura, como o brócolis, são ricos em ferro e vão muito bem com abacaxi, que é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

Já maça e melão, que têm muitas vitaminas do complexo B, ajudam na absorção do fósforo e do magnésio encontrados no repolho, abobrinha e chicória. Se você gosta de usar esta folha, equilibre o sabor com frutas secas como a uva passa.

“Passas são fontes de carboidrato e vai ajudar no sabor doce, porque a chicória é um pouco amarga”, comenta Luciana Drumond, nutricionista.

Se a salada levar batata, não descasque as frutas e verduras. As fibras das cascas diminuem a absorção dos carboidratos pelo organismo. A maça pode ajudar ainda na digestão dos outros ingredientes.

“Ela tem a pectina, que é uma fibra solúvel e ajuda a evitar aquela azia normal que a gente tem com o suco gástrico”, diz a nutricionista.

Pra maça não escurecer, a dica é deixá-la de molho em um pouco de água com limão.

As frutas podem ser usadas também para temperar as saladas. Manga e maracujá, por exemplo, misturados com iogurte, água ou azeite, são saborosas opções de molhos.

Bata a polpa do maracujá com água, mel e uma pitada de sal. Depois, lentamente misture o azeite. Já a manga é misturada com iogurte natural, hortelã e uma pitada de sal.

Atenção: não use molhos à base de derivados do leite nas saladas com alimentos ricos em ferro porque o cálcio reduz o aproveitamento deste mineral.

“Você ganha em sabor, aparência e também questão de vitaminas e minerais”, completa a nutricionista.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha