17 de nov de 2009

Guirlanda de Pão e Frutas ao Zabaione

Olhem que graça de texto (receita) que recebi da Marinex:

guirlanda de pao natal.bmp

Pendurada na porta de casa ou sobre a lareira, uma guirlanda anuncia a chegada do Natal. Enquanto a maioria das pessoas enxerga o acessório apenas como um simples enfeite natalino, a Santa Marina usa a criatividade e apresenta uma deliciosa receita de Guirlanda de Pão e Frutas ao Zabaione. Para fazer a sobremesa e impressionar os convidados neste Natal, basta apenas arregaçar as mangas e caprichar. Veja como é fácil de fazer!

1. Unte o Marinex com manteiga, açúcar e um pouco de canela. Intercale fatias de brioche com frutas frescas e bem maduras – aqui usamos figo, maçã e pêra. Se preferir, adicione também frutas secas, como passas, damascos ou ameixas picadas.

receitas para natal Guirlanda de Pão e Frutas ao Zabaione

2. Depois de preencher toda a forma, prepare o zabaione: bata 6 gemas com 1 xícara (chá) de açúcar, em velocidade alta, por cerca de 10 minutos, para obter uma gemada bem aerada. Adicione aos poucos 300 ml de vinho rosé espumante (também pode ser cidra). Despeje cerca da metade do zabaione sobre as fatias de pão e de fruta. Leve o restante ao banho-maria, batendo sempre, por cerca de 10 minutos, para formar um molho mais encorpado. Junte ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco e leve à geladeira.

receitas para natal Guirlanda de Pão e Frutas ao Zabaione 2

3. Leve a forma ao forno (2000 C) sem aquecimento prévio, e asse por 15 a 20 minutos. Retire, espere amornar um pouco e adicione cerejas frescas e nozes. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com folhas de hortelã. Sirva acompanhado do restante do zabaione frio, criando um interessante contraste de temperaturas.

receitas para natal Guirlanda de Pão e Frutas ao Zabaione 3
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha