2 de dez de 2009

Quer deixar as refeições do fim de ano mais gostosas sem ter que investir muito em vários ingredientes caros?

Estou nesta manhã na aula da Cozinha Experimental Unilever e devo voltar com muitas novidades. Mas já deixo uma pitadinha do sabor que eu vou provar na aula sobre festas de final de ano (a ceia de Natal e do Ano Novo), com receitas que usam um ingrediente super básico das cozinhas brasileiras: o extrato de tomate.

Com uma pitada de extrato de tomate é possível deixar os assados mais dourados, a salada mais saborosa e colorida e a farofa mais molhadinha! Ainda pode ser usado no preparo de entradas e tira-gostos, no arroz, no bacalhau, nas carnes vermelhas...basta usar a imaginação.

Exemplos?
· Experimente acrescentar extrato de tomate ELEFANTE ao salpicão, seja ele feito com maionese ou com creme de leite.

· Faça um molho diferente para a salada de Natal. Use iogurte, azeite, extrato de tomate ELEFANTE, conhaque e tempere a gosto.

· Ao cozinhar o grão de bico, além dos temperos de sua preferência, utilize extrato de tomate ELEFANTE na água do cozimento. Depois é só servir com um bacalhau.

· Tempere o chester ou o peru de Natal com extrato de tomate ELEFANTE misturado com vinho branco, sal, e tomilho. Irá deixar um sabor especial e ficará mais dourado.

· Use extrato de tomate ELEFANTE no preparo da farofa de Natal com frutas secas. Basta acrescentar 1 colher (sopa) e terá mais cor e sabor.

· Para recheio dos assados de Natal, sejam aves ou carnes, acrescente extrato de tomate ELEFANTE na mistura e depois utilize. O recheio ficará umedecido, com cor e saboroso.

· Prepare uma pasta para servir sobre torradas no aperitivo de Natal. Misture ricota, nozes picadas, extrato de tomate ELEFANTE e tempere a gosto. Decore com tiras de cerejas.

· Prepare uma salada de macarrão, refrescante e colorida para servir no Natal. Cozinhe e esfrie macarrão tipo penne, misture uvas passas, salsão picado, azeitonas verdes, maionese e extrato de tomate ELEFANTE.

· Para obter um colorido especial em seu risoto, experimente utilizar extrato de tomate ELEFANTE no preparo.

· Use extrato de tomate ELEFANTE no preparo de seu estrogonofe, assim você terá mais cor, sabor e um creme mais encorpado.

· Depois de fritar os medalhões, faça um molho, na própria frigideira, usando água, sal, extrato de tomate ELEFANTE e temperos de sua preferência.

· Prepare um arroz de forno com nozes. Faça um molho básico com extrato de tomate ELEFANTE, misture frango defumado desfiado, nozes, milho e azeitonas. Coloque em um refratário arroz cozido, cubra com o molho, polvilhe queijo mussarela ralada e leve ao forno .

· Ao montar a bacalhoada para assar, espalhe um pouco de extrato de tomate ELEFANTE pelas camadas. Você terá mais sabor e cor.

· Tempere o pernil com seus temperos preferidos, mas também use o extrato de tomate ELEFANTE para obter um dourado especial.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha