7 de dez de 2009

A segurança alimentar no Mercosul

A segurança alimentar no Mercosul pautou o primeiro encontro de um representante do governo brasileiro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, com o presidente eleito do Uruguai, Jose ‘Pepe’ Mujica, no dia 03/12,  em Montevidéu, durante a XII Reunião Especializada de Agricultura Familiar no Mercosul (REAF). O ministro sugeriu que o bloco econômico implante uma estratégia de abastecimento integrado, que leve à formação de estoques reguladores comuns.

Mujica destacou a importância da garantia de preços justos para os produtores familiares. Cassel, então, abordou políticas públicas de valorização da agricultura familiar e da reforma agrária e de trasferência de renda desenvolvidas pelo Brasil, como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Alimentação Escolar, que assegura a destinação de no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar.

O ministro reforçou a importância de o Mercosul integrar políticas voltadas para a agricultura familiar. E destacou o exemplo da REAF, ambiente que une estados, políticas públicas e participação de organizações civis. Mujica deu o seu aval à Reunião ao participar do Seminário Caracterização da Juventude Rural do Mercosul. O encontro reuniu representantes dos países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e associados (Bolívia, Chile e Venezuela) do Mercosul.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha