20 de jan de 2010

Leite deve ser usado para hidratação após atividade física, revela estudo

Após atividade física intensa, é extremamente necessário para o corpo a reposição dos líquidos para não ocorrer a desidratação, um sintoma que afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras, aumenta a temperatura corporal e compromete o desempenho na atividade física.

De acordo com um recente estudo realizado no Reino Unido, da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, o leite magro produz uma melhora significativa na reidratação após atividade física, quando comparado com outras bebidas avaliadas no estudo, como água e isotônicos.
“O leite é uma bebida com grande potencial de hidratação pós exercício já que contém eletrólitos, carboidratos e 90% de água, essenciais para este processo de.recuperação” confirma a nutricionista Andrea Andrade, da consultoria RG Nutri (SP).
Além disso, o estudo aponta que a excreção urinária durante o período de recuperação foi maior em indivíduos que consumiram outras bebidas para se hidratarem enquanto que nos indivíduos que consumiram leite, não houve perda de água pela urina. Sugere-se que os nutrientes presentes no leite como sódio e potássio sejam responsáveis pela eficácia no re-estabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação induzida pelo exercício.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha