19 de fev de 2010

Osteoporose atinge cada vez mais homens

A incidência de osteoporose está crescendo no mundo inteiro em proporções epidêmicas, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. No Brasil, já atinge mais de 10 milhões de pessoas. Porém, apenas um terço dos portadores tem o diagnóstico clínico. O restante não sabe que corre perigo de fratura. Estima-se em um milhão a incidência anual de fraturas decorrentes da osteoporose. Destas, 250 mil são de quadril, o tipo mais grave pelo alto risco de incapacidade e morte por complicações.

Muito conhecida entre as mulheres,a doença está atingindo cada vez mais homens. Segundo o National Osteoporosis Foundation (EUA), nos Estados Unidos dois milhões de homens estão com osteoporose e outros 12 milhões já apresentam risco para a doença. Apesar da grande incidência em homens, a osteoporose em pessoas do sexo masculino ainda está subdiagnosticada.

Fatores como: o sedentarismo, o hábito de fumar, a hereditariedade e o baixo consumo de alimentos fontes de cálcio estão associados ao aumento do risco de osteoporose em homens, informa o órgão americano NOF.

A nutricionista Ana Beatriz Barrella, profissional da consultoria RG Nutri (SP), recomenda como medida preventiva à saúde dos ossos o consumo adequado de alimentos fonte de cálcio diariamente.

“Homens com menos de 50 anos apresentam uma necessidade de 1.000 mg de cálcio por dia, e para os homens com 50 anos ou mais, esta necessidade sobre para 1.200 mg por dia” diz a nutricionista. Uma das principais fontes de cálcio é o leite e para atingir as necessidades deste nutriente um homem deve consumir de quatro a cinco copos de 200 ml por dia, que podem ser no café da manhã e nos lanches da tarde.

























Alimento


Porção ( 1 copo)



Cálcio (mg)
Leite desnatado
200 ml

244
Leite semi desnatado
200 ml

239
Leite integral
200 ml

236

E se você se interessou e quer saber mais do assunto, tem dois links bem elucidativos sobre Osteoporose no portal MdeMulher:
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha