16 de mar de 2010

Como manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia

O Hábito de se alimentar de três em três horas por dia é uma ótima maneira de comer menos durante as principais refeições e manter um corpo mais saudável. A nutricionista Maria Gandini,- da consultoria em nutrição RG Nutri (SP) - dá uma dica: “Para as pessoas que vivem na correria e precisam ser mais práticas, o suco pronto de fruta é uma boa opção, já que é um alimento seguro e concentra os principais nutrientes da fruta” afirma Maria.

Para quem não sabe, os sucos em caixinha não precisam de conservantes químicos, podem ser acrescidos de vitaminas ou fibras, estão livre de microorganismos indesejáveis e não precisam de refrigeração. Segundo a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, as embalagens longa-vida conservam as vitaminas e são ótimas opções, já que os sucos de frutas preparados na hora oxidam e ficam escuros mais facilmente.

Saiba as propriedades nutricionais de algumas frutas que estão disponíveis em suco:

Banana: rica em carboidratos fornece energia ao organismo; rico em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos; e em vitamina B6, importantíssima para a formação de células do sangue;

Uva: são ricas em compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ealém disso tem um efeito protetor do coração;

Laranja: é uma fruta cítrica rica em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também é um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, naturalmente formados pelo organismo que em excesso podem causar danos as células do organismo, prejudicando a saúde e acelerando o envelhecimento;

Morango: é uma excelente fonte de sais minerais (principalmente ferro) e vitamina C. Também é rico em pectina que é um tipo de fibra que auxilia no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol. Ainda, contém antioxidantes, que podem ajudar a evitar o aparecimento de vários tipos de doenças.

Fonte: Sociedade de Pediatria do estado do Rio de Janeiro ; Disponível em http://www.soperj.org.br/.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha