4 de mar de 2010

A importância dos carboidratos no controle do peso



Vi no Jornal Hoje e achei muito elucidativo, especialmente para quem se sacrifica muito em dietas e não vê resultados como gostaria.

A nutricionista do programa contou quais são as porções ideais de carboidrato ao longo do dia:

  • Café da manhã: Na parte da manhã é a hora que a gente pode comer mais carboidrato para poder gastar durante o dia. O ideal é: Uma unidade de pão francês ou dois pães pequenos, equivalente a 50 gramas. Se quiser variar substitua por duas fatias de integral ou pão de forma ou dois biscoitos recheados ou seis de água e sal. Pode também comer um pão sírio médio ou uma fatia fininha de bolo.



  • Almoço: Alem de legumes e verduras que você deve ter comer todo o dia são duas colheres de arroz para uma concha média de feijão. Pode até comer farofa. Você bota uma colher de arroz e outra de farofa. Se for macarrão no lugar arroz, duas colheres de sopa também.

  • Ginástica: Se quiser perder peso, coma uma fruta que tenha bastante carboidrato ou um iogurte antes, e depois coma pão. Se quiser ganhar massa muscular coma 40 minutos antes o pão e depois coma a fruta ou o iogurte, uma vitamina ou um suco.

  • Noite: À noite, o ideal é fazer refeições mais leves. Você pode até comer macarrão, duas colheres, mas ai tem que associar com bastante verduras legumes ou frutas. Se for comer pão de preferência aos integrais.

  • É certo cortar totalmente o carboidrato da alimentação? Em hipótese nenhuma porque o coração e o cérebro precisam do carboidrato. Se você não comer o organismo transforma outros nutrientes em glicose até a sua massa magra. Você pode ter queda de cabelo, pele opaca, unhas quebradiças. Se for durante muito tempo até gastrite, ulcera ,anemia.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha