23 de mar de 2010

Leites desnatados, semi desnatados e integrais são indicados para diferentes faixas etárias

O leite é um alimento completo, fonte de cálcio, vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento ósseo e uma vida saudável. Mas, com tantos leites disponíveis no mercado, é importante identificar qual o melhor para a sua família.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite que deve ser consumido pelos adultos, preferencialmente, é o desnatado ou o semi desnatado, já as crianças, adolescentes e gestantes devem consumir o leite integral.
A diferença entre esses leites é o teor de gordura, sendo o leite integral o leite mais gorduroso e o desnatado com o menor teor de gordura, veja abaixo as porcentagens:

· Leite integral: possui no mínimo 3% de gordura
· Leite semi desnatado: possui de 0,6 a 2,9 % de gordura
· Leite desnatado: possui no máximo 0,5 % de gordura

Segundo a Nutricionista Ana Beatriz Barella, da consultoria em nutrição RG Nutri (SP), os leites semi desnatados e os desnatados são indicados para pessoas que desejam ingerir menor quantidade de gordura por problemas como hipercolesterolemia (excesso de colesterol) ou para manter o peso. Eles apresentam um teor de cálcio e de proteína semelhante ao do leite in natura.
“O leite semi desnatado é o intermediário em relação ao teor de gordura e apresenta um sabor mais próximo ao integral” comenta a nutricionista. Quanto aos nutrientes, a nutricionista explica que os três tipos de leite mantêm, com pequenas diferenças a quantidade das vitaminas e dos minerais.
A variedade de leite é grande, alguns acrescidos com vitaminas, outros acrescidos com cálcio, muitos com baixíssimo teor de gordura, o mais importante é definir qual a melhor opção e aproveitar.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha