31 de mar de 2010

Páscoa com as crianças



Aqui em casa vamos repetir uma delícia de brincadeira da Páscoa de 2009: fazer ovos em casa. Quero ver novamente os sorrisos banguelas e borrados de chocolate e por isso ontem fui às compras num atacadista de doces aqui do bairro, comprando as coisas que estão na foto.



Tenho uma história de menina com chocolates decorados: quando estava na oitava série eu e uma amiga (curiosamente uma das minhas colegas de escola mais ricas!) passamos meses fazendo artesanato e chocolates caseiros para a tia dela vender numa loja no interior. Dava um cansaço danado, eu fazia os deveres correndo e depois passava horas preparando bombons e pirulitos de chocolate. Mas me divertia muito também e aprendi a dar valor para o sabor - e para o custo, muito além do financeiro, que está embutido no trabalho.

[caption id="attachment_13431" align="alignnone" width="400" caption="Os cupcakes que fizemos na aula com @claudiamidori"][/caption]

Mas para continuar a tradição de fugir do lado comercial da Páscoa, penso em aproveitar uma outra novidade que surgiu aqui: os cupcakes. Eu sempre chamei os bolinhos individuais de muffins, mas agora eles viraram cupcakes e nem vou discutir.... eles são gostosos, rápidos e podem até ser saudáveis, se feitos com os ingredientes certos.

Na onda dos cupcakes e bolos decorados, uma amiga minha fez curso de confeitaria no ano passado. Acompanhei pelo flickr o curso de confeiteira da @claudiamidori, sempre morrendo de vontade das coisas lindas que ela fazia. Mas, confesso, não sou amiga da pasta americana, acho muito doce e pouco gostosa, então nem me animei a tentar. No entanto, quando a Midori veio aqui ensinar toda família (ela disse que queria fazer com os meninos, mas foi um programa em família mesmo) a fazer cupcakes decorados no sábado passado, descobri uma coisa extraordinária da tal massinha!

Ela é terapeutica. Fiquei lá, amassando, mexendo nas cores, criando beleza com a massa no sábado e foi uma delícia esquecer da vida. Eu já faço "boloterapia" (quando fico muito irritada, dá-lhe bater um bolo e ver que consigo terminar algo ótimo em pouco tempo!), agora vou fazer cupcake terapia.

Então nossa Páscoa com as crianças vai ter ovos de chocolate montados em casa (vi um tutorial bem legal aqui hoje), cupcakes que eles querem levar para as professoras na escola (e vai sobrar, claro) e vamos tentar fazer uma Colomba Pascal com esta receita que vimos no MdeMulher. ;)

Depois eu posto fotos no flickr. E vocês me contam o que tem de tradicional na Páscoa da sua família!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha