16 de abr de 2010

Receitas com maionese: mais sabor com menos calorias

Eu adoro maionese - e não é aquela Deleite, que não tem gosto de maionese de verdade, é a Hellmann's tradicional mesmo. Eis que recebi duas receitas de carne com meu molho querido e publico-as para quem é fã como eu.
Durante muitos anos, a maionese esteve na lista dos vilões da saúde e da boa forma. Cercado de mitos, o alimento sempre foi associado a uma alimentação rica em gorduras ruins e ao excesso de calorias. No entanto, nada disso é verdade. Composta por água, óleo vegetal, vinagre, suco de limão e ovos, a maionese não contém gorduras trans, contém gorduras essenciais ao organismo e apenas 40 kcal por colher de sopa, ao contrário do que muita gente pensa.


Hellmann´s apresenta, naturalmente, ômega 3. Por conter gorduras, auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis e outros nutrientes importantes e contribui para desacelerar a sensação de fome. “Pesquisas demonstram que as gorduras, que são parte da composição nutricional da maionese, proporcionam maior saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos”, destaca o endocrinologista Filippo Pedrinola.

Resumindo, a maionese pode fazer parte de uma dieta equilibrada para adultos e crianças. Para seguir uma alimentação saborosa e com poucas calorias, experimente duas receitas preparadas pelo Centro de Aplicação e Pesquisa (CAP) da Unilever com Hellmann’s. Cada porção leva uma colherada, com apenas 40 kcal, de maionese.

BIFE ACEBOLADO COM MOLHO DOURADO



Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

  • meio quilo de alcatra cortada em bifes médios

  • 1 pitada de sal

  • 1 colher (sopa) de óleo

  • 1 cebola média cortada em fatias finas

  • meia xícara (chá) de água fervente

  • 4 colheres (sopa) de maionese HELLMANN’S


Modo de preparo:

1- Em uma tigela média, junte a carne e misture o sal. Reserve.

2- Em uma frigideira média (18 cm de diâmetro) aqueça o óleo em fogo médio.  Doure a cebola mexendo sempre. Retire e coloque em uma travessa. Reserve.

3- Na mesma frigideira, frite a carne por 3 minutos de cada lado. Acrescente a água e continue fritando em fogo baixo, virando sempre até o ponto desejado. Retire e coloque em uma travessa. Cubra para não esfriar e reserve.

4- Na mesma frigideira, acrescente a maionese HELLMANN’S ao restante do molho do cozimento da carne e aqueça, mexendo sempre até obter uma consistência cremosa.

5- Cubra a carne reservada com o molho e finalize com as cebolas douradas. Sirva em seguida.

VARIAÇÃO

Se preferir doure com a cebola meio alho-poró fatiado.



CARNE ASSADA RECHEADA



Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos

Ingredientes:

  • 1 quilo de lagarto (peça)

  • meia colher (chá) de sal

  • meia xícara (chá) de alho-poró cortado em fatias finas

  • 1 cenoura pequena ralada

  • 1 pão francês esfarelado sem a casca

  • 2 colheres (chá) de cheiro-verde picado

  • 5 colheres (sopa) de maionese HELLMANN’S


Para prender: palitos de madeira ou barbante

Modo de preparo:

1- Com uma faca afiada, corte a carne ao meio, no sentido do comprimento sem separar as partes, formando um bolso. Tempere com o sal e reserve.

2- Em uma tigela pequena, coloque o alho-poró, a cenoura, o pão, o cheiro-verde e 1 colher (sopa) de maionese HELLMANN’S.  Misture e recheie a carne. Prenda as bordas da carne com palitos de madeira e reforce com barbante para não vazar o recheio. Reserve.

3- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio. Doure a carne. Junte a água e cozinhe em fogo médio por 45 minutos. Retire a panela do fogo e espere sair o vapor.

4- Verifique o cozimento. Se necessário termine de cozinhar com a panela destampada.  Retire a carne da panela, fatie mantendo o formato da carne. Reserve.

5- Junte o restante da maionese HELLMANN’S ao caldo do cozimento da carne, misture com uma colher de pau e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até obter um molho homogêneo e espesso. Reserve.

6- Coloque a carne reservada em uma travessa, cuba com o molho reservado e sirva em seguida.

VARIAÇÃO

Se preferir acrescente 10 azeitonas pretas picadas.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha