11 de mai de 2010

O leite pode ser um importante aliado para se livrar da famosa ressaca

Após uma bebedeira é difícil escapar do desconforto que aparece algum tempo depois do último gole. Isto acontece porque o álcool estimula a produção de algumas substâncias que geram náuseas, dor de cabeça, desidratação e cansaço. Porém, a chamada ressaca tem um poderoso “remédio”: o leite.

A bebida fornece elementos essências para a manutenção e reidratação do organismo. De acordo com a nutricionista Ana Beatriz Barella, da consultoria nutricional RG Nutri (SP), o leite é uma boa opção para repor água, proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas para quem exagerou nas bebidas alcoólicas. “O potássio da bebida também ajuda a contra atacar os efeitos do sódio, na retenção de água, e a vitamina B6 aumenta a capacidade dos rins em excretar sódio”, explica a especialista.

Além disso, para diminuir a sensação de cansaço, normalmente decorrentes da diminuição da glicose sanguínea, cada copo de leite contribui com 6 gramas de lactose, um açúcar importante na reposição de energia. “O ideal é incluir três copos de leite, por dia, em qualquer situação, já que além dos nutrientes, a bebida é campeã na hidratação”, completa Ana Beatriz.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha