17 de mai de 2010

Quais alimentos estaremos consumindo na próxima década?



As atividades brasileiras ligadas ao setor de alimentos e bebidas estão, atualmente, inseridas num cenário internacional competitivo, composto por consumidores cada vez mais exigentes com produtos e serviços. Inovação e estratégias de mercado são as senhas para que as empresas acertem em seus investimentos, principalmente as de pequeno porte.

Atenta a estas necessidades, a Fiesp, por meio de seu Departamento do Agronegócio (Deagro), e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), promoverão o encontro Brasil Food Trends 2020, na próxima terça-feira (18/5), das 8h às 13h. A proposta é iniciar um amplo debate sobre as tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos, analisando as diversas modificações que já estão ocorrendo na sociedade brasileira e mundial.

Para isso, alguns fatores de demanda serão levados em conta, como crescimento e envelhecimento da população do Brasil e do mundo; aumento de poder de compra; redução do número de filhos por família; participação das mulheres no mercado de trabalho e maior acesso à informação.

A ocasião também servirá para o lançamento do livro Brasil Food Trends 2020: tendências internacionais que influenciarão o setor de alimentos no Brasil – uma agenda estratégica do setor de alimentos. Seu enfoque principal são os desejos dos consumidores, mais informados e convictos dos produtos que adquirem.

Dessa análise, dividiu o consumo de acordo com cinco grandes grupos de tendência:

- Sensorialidade e prazer: alimentos Premium, étnicos; gourmet etc.
- Saudabilidade e bem-estar: produtos light/diet; energéticos; fortificadores etc.
- Conveniência e praticidade: pratos prontos; produtos para microondas etc.
- Qualidade e confiabilidade: garantia de origem; selos de qualidade etc.
- Sustentabilidade e ética: embalagens recicláveis; selos ambientais etc.

Do encontro participarão cerca de 800 pessoas, entre empresários, executivos, entidades representativas, governos e sociedade, com o intuito de incluir nessa logística a maior parte das 22 mil indústrias brasileiras do setor que não possuem condições de arcar com investimentos em informações estratégicas.

Junto com o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, e de representantes do Deagro, estão confirmados:

- Secretário-adjunto da Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Julio Junqueira de Queiroz;
- Presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita;
- Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões;
- Diretor-geral do Ital, Luis Fernando Madi;
- Diretor de Planejamento do Ibope Inteligência, Hélio Castilho; entre outros.

Serviço:

  • Brasil Food Trends

  • Data: terça-feira, 18 de maio

  • Horário: 8h às 13h

  • Local: Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Teatro do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313).

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha