27 de mai de 2010

Vanilla e café?



Uma das mais promissoras redes de cafeterias do país, o Vanilla Caffè investe na consolidação da marca na capital paulista com a inauguração de sua primeira loja-conceito na Av. Jornalista Roberto Marinho, 2076, São Paulo, SP. Especialista em cafés especiais, desenvolvidos com blend selecionado e exclusivo, 100% arábico, originário do sul de Minas Gerais, a rede pretende ampliar em breve seu cardápio. “A abertura desta flagship é um marco em nossa história, que começou há quatro anos, e certamente contribuirá com o desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de serviços”, afirma Sérgio Freire, superintendente de marketing e novos negócios da Platinan Franquias, detentora da marca.

E por que Vanilla Caffè? Em espanhol vanilla significa pequena vagem.
"Quando os espanhóis conquistaram o México, os astecas já aromatizavam seu “xoco-late” (chocolate quente) com baunilha, prática que o oriente copiou desde então. Era tida como afrodisíaca, dos deuses, especialmente quando consumida com chocolate. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fazendo-as fermentar e secar repetidas vezes para obter a vanilla branca cristalizada, sem a qual as favas não tem sabor."

Você sabia que as melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanha-escura e coberta por uma camada de cristais aromáticos? Mas, por ser uma especiaria muito cara, há uma quantidade enorme de imitações em forma líquida no mercado, muitas de origem química. No entanto, a melhor baunilha vem do México, mas é cultivada em Madagascar, Américas do Sul e Central, Porto Rico e outras áreas de clima adequado.

E a planta, como é? A vagem de uma orquídea trepadeira, que pode atingir 30 metros de comprimento, a baunilha tem caule cilíndrico, verde com raízes que surgem ao nível dos nós para apoio em outros vegetais ou suportes. Suas folhas são de textura rígida e formato ovalado e suas flores, típicas das orquídeas são formadas por 6 partes. Nos lugares onde cresce o ar fica ricamente perfumado. Como toda flor, necessita ser polinizada por um inseto, e no caso da baunilha apenas um inseto encontrado no México e capaz de tal proeza. Dessa maneira, em todos os outros lugares, onde é cultivada, deve ser polinizada artificialmente.



O Vanilla Caffè nasceu da união de um grupo de empresários que vislumbraram no seu amor por café uma fatia de mercado pouco explorada no segmento de cafeterias. Especialistas em franchising, estes empresários reuniram toda sua expertise em cafés, criando a sinergia perfeita, para desenvolver um conceito inovador para este mercado. A rede Vanilla Caffè já foi reconhecida pela Fundação Getúlio Vargas como uma das melhores franquias de cafeterias do Brasil. O café recebeu certificações de origem controlada e da ABIC. Além dos prêmios, a unidade da Rua Antonio Carlos (SP) venceu o Especial Melhores 2009, do Guia da Folha, na categoria café, por voto popular.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha