1 de jun de 2010

Estudo sugere que a ingestão regular de cranberry reduz recorrência da infecção urinária



Pouco conhecida no Brasil, a fruta cranberry é alvo de estudos em todo mundo pelo seu poder de prevenir a infecção urinária, segunda infecção bacteriana mais comum na população em geral, de acordo com investigação realizada no departamento de pesquisas em Urologia do hospital Saint–Luc, no Canadá.

No recente estudo de revisão publicado pelo pesquisador da Universidade de Minnesota, David R. Guay, o consumo diário do suco de cranberry, por períodos de três meses a um ano, reduziu a recorrência de infecções no trato urinário. Estes efeitos ocorrem a partir de um componente do suco capaz de inibir a adesão e a proliferação das bactérias na parede da bexiga e na uretra - especialmente a Escherichia coli, bactéria responsável por aproximadamente 75% das cistites.

Segundo a nutricionista, Ana Beatriz Barella da RG Nutri (SP), as frutas Cranberry são compostas por 88% de água, vitamina C, e flavonóides. Não há uma dose recomendada por dia, mas consumir cranberry regularmente faz bem para a saúde, principalmente da mulher que tem mais tendência à infecção urinária.

Nos Estados Unidos, a cranberry fresca pode ser encontrada de setembro a dezembro, mas no Brasil, a fruta não é muito comum. Ela é encontrada em forma de sucos em caixinhas nos mercados das marcas Shefa e Juxx. “Os sucos de cranberry são mais comuns no Brasil e podem ser uma excelente opção de lanche saudável de adultos e crianças” explica a nutricionista.



[caption id="attachment_1208" align="alignnone" width="500" caption="Cranberry, também conhecida como Oxicoco."][/caption]
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha