11 de jun de 2010

Você já ouviu falar de vegapure?



A sociedade Brasileira de Cardiologia informou que irá rastrear os infartos de torcedores durante a copa do mundo. Isso porque, conforme explica o diretor de promoção de saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dikran Armaganijan, uma emoção repentina, seja positiva ou negativa, provoca uma descarga adrenérgica no organismo o que leva a um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da velocidade do sangue levando à instabilidade do endotélio, uma camada das artérias. Porém, se as artérias estiverem entupidas elas poderão romper-se e não haverá sangue suficiente para irrigar o coração, provocando o infarto.

Portanto, seja em época de Copa do Mundo ou não, é fundamental a prevenção. Para ajudar neste trabalho contínuo de cuidados em prol a um coração saudável, um importante ingrediente funcional, que já vem sendo utilizado pela indústria alimentícia para prevenção e diminuição do nível do colesterol ruim (linha Becel, por exemplo), agora também está disponível para ser prescrito pela classe médica em forma de cápsulas manipuladas.

Chamado Vegapure, esta substância é uma combinação de fitoesteróis que suprime cerca de 8% a 15% da absorção do colesterol no trato gastrointestinal. Isso significa redução no nível de colesterol ruim no sangue de forma mais saudável, uma vez que os fitoesteróis são componentes extraídos de óleos vegetais, como os óleos de girassol, milho, soja, entre outros.

"A eficácia de Vegapure se deve à sua semelhança estrutural com a molécula de colesterol. Desta forma, os dois competem dentro do intestino, onde o colesterol ruim seria absorvido e distribuído depois para os tecidos com, consequente, acúmulo nas artérias", explica a nutricionista da Galena, Thaís Fachini. "Com a presença de Vegapure nessa competição, o colesterol é menos absorvido pelo organismo", resume.

Os resultados apresentados por Vegapure foram tão bem recebidos por especialistas, que estão indicando os fitoesteróis para auxiliar e complementar a ação de redução de colesterol dentro do tratamento realizado com estatinas. “Essas substâncias representam atualmente o tratamento tradicional para aqueles que precisam reduzir o nível de colesterol ruim no sangue. Entretanto, para algumas pessoas, elas podem provocar efeitos colaterais, como novos casos de diabetes, dores musculares e sobrecarga hepática”, avalia a nutricionista Thaís Fachini. “Por isso, a diminuição de seu consumo podendo ser complementado com a ação dos fitoesteróis de Vegapure é bem vista pelos estudiosos. Além disso, serve como um mecanismo de prevenção – fato importante, pois muitas pessoas desconhecem que possuem problemas de excesso de colesterol ruim no sangue”, conclui.

O que é o infarto do miocárdio?
É uma lesão no músculo cardíaco causada pela obstrução da artéria coronária, responsável pela irrigação do coração. Quando a artéria entope, parte do músculo cardíaco (miocárdio) deixa de receber sangue e nutrientes. Cerca de 20 minutos depois, essa privação mata os tecidos da região atingida. Quanto maior a artéria bloqueada, maior a área afetada.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha