27 de jul de 2010

Restaurantes da cidade vão oferecer pratos inspirados em obras literárias #bienaldolivrosp

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 12 a 22 de agosto, adaptou da Feira de Frankfurt a ideia de montar uma cozinha em meio aos estandes para debates, criando assim, pela primeira vez por aqui, o "Cozinhando com Palavras". Mas o curador do espaço na versão paulistana, o editor de livros de gastronomia André Boccato, resolveu inovar. Convidou uma série de restaurantes da capital a, no período do evento, incluir no cardápio de seus jantares pratos inspirados em obras literárias. Por enquanto, segundo ele, 15 restaurantes confirmaram participação: A Bela Sintra, Carlota, Capim Santo, Dui, Na Cozinha, Paris 6, Quattrino, Vinheria Percussi, D'Olivino, Le Chef Rouge, Dona Onça, Ají, Tandoor, Dry e Mercearia do Conde.

Cada casa criará pratos a partir de uma estrutura de cardápio elaborada pelo curador, que partiu de obras literárias nas quais a gastronomia merece destaque. O Carlota, por exemplo, terá cardápio feito com base em A Mesa com Gilberto Freyre; o Na Cozinha, a partir de O Não Me Deixes - Suas Histórias e Sua Cozinha, de Rachel de Queiroz; e o Quattrino, de Comer, Amar e Rezar, best-seller de Elizabeth Gilbert. Os preços ficarão a critério das casas participantes.

"Imaginei que homenagear autores nessas casas seria uma forma simpática de integrar o resto da cidade à feira de literatura, expandindo o tema para muito além do Anhembi (onde acontece a Bienal do Livro)", diz Boccato. Por sinal, a literatura chega antes nos restaurantes – a partir do dia 8, domingo, os cardápios especiais já serão oferecidos.

Dentro do Pavilhão de Exposições do Anhembi, a programação elaborada por Boccato incluirá mesas e workshops com nomes como chef argentino Chakall e o português Vitor Sobral, além de Jean-Pierre Stephan, criador de prêmio internacional de fotografia culinária.

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/bienal+do+livro+de+sao+paulo+tera+cozinha+entre+os+estandes/n1237727803315.html
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha