9 de ago de 2010

#dica Se você quer aproveitar as vantagens do chá verde, mas não gosta dele, vá de "chá de pipoca"

Chá de pipoca é como chamamos carinhosamente o Genmaicha (em japonês: 玄米茶? "chá arroz marrom") aqui em casa. Ele mescla chá verde com grãos de arroz marrom torrado.

Chá de pipoca (genmaicha)

E por que "chá pipoca"? Porque alguns grãos de arroz estouram quando são torrados. Contam que este tipo de chá era originalmente bebido pelos japoneses pobres, já que o arroz funcionava como um preenchimento e reduzia o preço do chá; hoje em dia ele é consumido por todos os segmentos da sociedade.

Chá de pipoca (genmaicha)

E como ele é? O chá obtido desta folhas possui uma coloração amarelo-clara. Seu sabor é suave e combina o sabor do chá verde com o aroma do arroz torrado. Genmaicha também é vendido misturado com matcha (chá verde em pó). Este produto é chamado Matcha-iri genmaicha (lit. Genmaicha com chá verde em pó adicionado). Matcha-iri genmaicha possui um sabor similar ao genmaicha puro mas é mais forte e possui uma coloração mais esverdeada.

Depois do virado, chá de pipoca!

E o segredo para preparar? Como sempre nos chás, tempo, quantidade e temperatura: para 1 litro de água quase fervendo (não a 90 graus seria o ideal - quando as bolhas começam a subir) use uma colher de sopa de chá e deixe em infusão por 3 a 5 minutos.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha