17 de set de 2010

Política de compra responsável do mercado #varejo

O presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez, anunciou hoje, em evento com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, compromissos para o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Brasil e a ampliação da oferta nas lojas da rede de pescados artesanais e da Amazônia. A empresa também lançou um programa de rastreabilidade para os produtos perecíveis em geral, prioritariamente carnes e hortifrutigranjeiros.

Entre os compromissos para o setor de pescados estão: a identificação da origem e localidade de produção de 100% dos fornecedores de pescados da rede (até 2013); ampliação da oferta e estímulo ao consumo de pescados da região Amazônica; o desenvolvimento de um programa de valorização da pesca artesanal, que garanta o acesso direto destes produtores ao grande varejo (até 2013); e a implementação de um sistema de rastreabilidade para 100% da cadeia de pescados produzidos ou explorados no território brasileiro (até 2016), entre outros. Essas novas regras são resultado de discussões com os diversos públicos que formam a cadeia do pescado, como autoridades, especialistas, fornecedores e ONGs.

“Estamos engajados em construir uma cadeia do pescado mais sustentável, buscando iniciativas que mobilizem empresas do setor, governo e sociedade”, afirmou Héctor Núñez, presidente do Walmart Brasil.

A cadeia do pescado é uma das mais importantes do setor da economia, movimentando e estimulando o desenvolvimento de comunidades e produtos em todo o território nacional. São mais de 800.000 pessoas envolvidas, com grande potencial de desenvolvimento. A produção brasileira é de cerca de 1,1 milhão de toneladas por ano. Estima-se, no entanto, que o potencial nacional chegue a 1,4 milhão de toneladas anuais até 2011, desde que explorado através de manejo rigoroso.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha