3 de set de 2010

#provamos Comida de avião: Leve o dia leve


Leve o dia leve TAM, upload feito originalmente por @gnsbrasil.

Eu já tinha lido que a TAM aderiu à tendência do cardápio saudável seguido pela maioria das companhias aéreas, mas, voando mais de ponte aérea - que agora tem na webjet o melhor preço - demorei a testar o menu de café da manhã deles.

O que eu notei foi que alguns alimentos foram "banidos" e outros, por serem mais saudáveis, valorizados. Mais de 80% do menu é inteiramente novo. Mas, ao ontrário de algumas empresas brasileiras e estrangeiras, a TAM não vai elaborar para seu menu refeições específicas com baixas calorias (light) ou sem açúcar (diet), mas de acordo com o conceito de alimentação equilibrada e balanceada.

O menu se baseia em legumes, hortaliças, vegetais, cereais, pães integrais, massas leves e carnes magras, com baixos teores de gordura e de colesterol. Alguns itens corriqueiros no nosso dia-a-dia, como ovos, carnes com gorduras, presunto e queijo gordos, salame e bacon, foram eliminados do novo menu. A manteiga foi substituída pela margarina.

Ovos com bacon no avião, fala sério...

No novo cardápio entraram frios a base de aves (peito de peru), queijos magros (branco, ricota ou requeijão light), e maior quantidade de frango e peixe. Nas receitas com massas, a variação ocorreu nos molhos: os pratos terão molho vermelho, mais digestivo, e esporadicamente, o branco. No recheio, ricota e legumes terão preferência na preparação.

Alimento frequente da mesa do brasileiro, o feijão teve diminuída sua participação no menu. Por ser um pouco indigesto, ele aparece apenas em alguns tipos de saladas.



São 50 opções de cardápios diferentes, divididos entre o café da manhã, almoço, lanche e jantar, trocados de três em três dias. As opções foram avaliadas e aprovadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-FUNCOR).

Leia também os posts completos no Conversas de Cozinha com @gnsbrasil e @samegui.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha