29 de out de 2010

Adoro pão australiano (Aussie Bread do Outback)

Sorte que aqui na Mooca tem um pão australiano bom que é vendido na Santa Branca, padaria ultra tradicional no bairro. Mas eu adoro fazer pão (quer dizer, fazer preparados que a máquina de pão faz!) e estava ansiosa para achar uma receitinha boa!

Visitei vários sites, inclusive uns em inglês, para chegar numa receita que me agradou:

Eu me habituei demais às medidas da máquina, então uso sempre 1 xícara de leite morno (gosto de pão com leite, mas pode ser água) e 2 a 4 colheres (sopa) de manteiga não muito gelada. Para dar a corzinha do pão, vale usar melado (1/2 xícara), açúcar mascavo (2 colheres de sopa) ou até cacau em pó, que é o que a Santa Branca afirma usar. Mas não é nescau, hein gente!
A isso acrescento 3 xícaras de farinha de trigo e 1 de 1 xícara de farinha de centeio ou de farinha de trigo integral. Esta quantidade fica boa para 1 colher (chá) de sal e 1 1/2 (a 2) colheres de fermento biológico seco. Os sites dizem colheres de sobremesa mas eu gosto de pão bem fofinho e uso colher de sopa mesmo!

Aprendi com a minha sogra, que faz pães excelentes (e sem máquina!), que o segredo é primeiro misturar o fermento, dissolvendo-o no leite morno com açúcar mascavo (ou melado) e duas colheres de farinha de trigo. Isso acelera o crescimento e garante um trabalho bem legal dos bichinhos que fazem o pão crescer bonito.

Na máquina (ou numa bacia) coloco os ingredientes secos, as farinhas e o cacau em pó. Acrescento a manteiga amolecida e derramo no meio o fermento. Daí, para quem usa máquina de pão é ligar no ciclo massa e para quem vai "no muque" é sovar bem.

A massa deste pão, por ser bem leve, fica meio grudenta, mas nada que preocupe. Como com outros pães, deixe crescer, sove novamente e acondicione em assadeiras. Dá para fazer pães individuais ou colocar na forma de pão - eu ando com mania da forma, acho mais gostoso de comer....

Asse em forno preaquecido a 180° C por uns 30 minutos ou até dourar e soltar o cheiro de pão assado.

#ficaadica que vi aqui: Se quiser servir este pão com uma manteiga parecida com a servida no Outback, é simples: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida). Gui e eu acrescentamos mel na manteiga e ficou perfeito.

Como nunca consegui fotografar este pão porque ele não chega a esfriar por aqui, deixo uma foto do blog No calor do fogão, que tem também uma boa receita de pão australiano.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha