1 de nov de 2010

Cupcakes salgados (história de @samegui e dica da @blogdati)

Minha irmã @blogdati devia ser ainda criança, mais ou menos da idade do Giorgio, quando fomos apresentados aos inúmeros tipo de muffins por uma amiga canadense. Filha de californianos que desertaram na Guerra do Vietnã, Hopi cresceu numa ilha de British Colombia em meio a muitas plantas cultivadas pelo pai, que deixou a faculdade de arquitetura nos EUA e se tornou paisagista no Canadá.

Claro que ela tinha todo um conceito de culinária mais natural. Nada de extremos, de evitar carnes ou usar só integrais, Hopi foi a primeira amiga que me mostrou que meu vegetarianismo radical (fui vegetariana, por influência de minha mãe, dos 13 aos 19 anos) não era tão importante assim. Valia mais - muito mais - saber de onde vinha o que eu comia e saber equilibrar minhas escolhas de modo a comer com qualidade e satisfação, optando sempre que possível por ingredientes naturais e homemade food.

E os muffins, nas versões doces ou salgadas, cairam como uma luva nesta nova visão porque eles aproveitam o que temos na dispensa e na geladeira: um pouco de farinha, um ovo, uma banana bem madurinha amassa, um pitaco de castanhas moidas e voilà, temos uma duzia de bolinhos para o café da tarde. E as versões salgadas são também uma forma de oferecer para as crianças vegetais "escondidinhos" e farinhas integrais sem forçar a barra e ficar "muito macrô", além de aproveitar algumas sobras de alimentos, trocando o tradicional bolinho de arroz frito por um modelo de bolinho mais saudável.

Segue esta segunda linha a receita que Tiffany viu no programa de Ana Maria Braga, cujo video incorporo abaixo:



E a receita segundo o site do programa:

- 2 batatas cozidas e amassadas
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de arroz cozido
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 250 g de carne moída
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picada
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- sal a gosto

1- Numa tigela coloque 2 batatas cozidas e amassadas, a xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (sopa) de salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto, misture bem e reserve este purê.

2- Numa outra tigela coloque 1 xícara (chá) de arroz cozido, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 250 g de carne moída, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, a pimenta dedo de
moça picada, 2 colheres (sopa) de salsinha e sal a gosto. Misture bem até formar uma massa homogênea.

3 - Com a massa forre o fundo e as laterais de forminhas de empada (6,5 cm de altura X 3 cm) untadas e enfarinhadas, depois uma porção do purê de batatas (reservado acima) e cubra com uma porção da massa formando uma empadinha. 

4- Numa panela com bastante óleo (não muito quente), frite as empadinhas junto com as forminhas até dourar a massa e retire da frigideira. Desenforme e sirva em seguida. 

Minha dica: não frite. Torne a massa mais leve (acrescente ovo, farinha e leite por exemplo) e asse em forno médio por uns 20 minutos nas forminhas de muffin. ;)

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha