4 de dez de 2010

Leite emagrece

Intolerância à lactose

Eu não tenho hábito de tomar leite. Condição rara de família: tanto meu pai, quanto minha mãe sofrem de intolerância à lactose leve. Assim, eles não nos habituaram a tomar leite (daí os iogurtes naturais que minha mãe fazia, pois o processo quebra a lactose). E quando tomo leite, ainda me pergunto se deve ser integral, semi-desnatado, desnatado… como ter tantas caixinhas para atender diferentes necessidades da família?

Acabo tomando leite em pó, uma marca que eu gosto desde adolescente. Mas não é um hábito de verdade, admito. Vejo matérias em revistas de saúde que indicam o leite para dietas de perda de peso. E sempre ouço falar que a gente precisa dele para repor o calcio. Eu tento repor com alimentos que aprecio como couve-flor, grão de bico e castanha do Pará (que, aliás, é ótimo para pele, me ensinou o cirurgião plástico do meu filho!).
Em “Mamãe eu quero – um guia prático de alimentação para crianças de todas as idades”, a estudiosa de medicina chinesa e naturalista Sonia Hirsch ensina a usar vários alimentos para repor o cálcio que o leite nos daria: folhas verde-escuras da mostarda, da couve, da salsa, das algas-marinhas, do gergelim, da castanha-do-pará, de alguns chás como o chá verde, de folhas de nabo, trigo sarraceno, queijo de soja, grão de bico, soja verde, feijão, melado de cana. Em casa eu os uso sempre porque meu filho mais velho herdou esta característica tanto do meu lado da família quanto do pai – que tem um histórico de intolerância grave à lactose em alguns dos bebês.
Espero estar no caminho certo.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha