2 de dez de 2010

Metabolismo acelerado


Como comentei no post anterior, meu metabolismo sempre foi acelerado. E eu sempre tenho fome, mesmo quando estou meio mal, preocupada, deprê, nunca pulo refeições e faço aqueles lanchinhos de frutas e sucos entre as refeições. Meu esposo, ao contrário, custa a ter fome e é muito comum ele pular refeições porque está sem tempo, ansioso ou com preguiça. Resultado: eu como mais e meu peso é estável, ele se controla e sempre está acima do peso. Quando nos casamos eu brincava que era sua metade perfeita: pesava 45kg e Gui 90kg. Para quem tem 1,80 tá bom, mas com o tempo e a idade a coisa muda.

O curioso é que eu é que tenho o colesterol alto (por sorte tanto o bom quanto o ruim) e eventuais alterações de pressão. Mas minha irmã, que é cardiologista, tem nos feito pensar muito acerca do sobrepeso e o que ele pode significar a longo prazo. Meu sogro, que sempre foi saudável e ativo (não atleta, mas ativo, caminhando, cortando gramado, subindo escadas, cuidando da horta) teve um baque cardíaco há um ano e meio e foi um alerta. Como ele melhorou com uma mudança boa de alimentação e atividade física direcionada (faz natação 3 vezes por semana), creio que a receita perfeita é esta!
Por que estou fazendo uma árvore genealógica? Ora, porque eu tenho dois filhos, de 7 e 9 anos, e eles são tipos físicos bem diferentes, um magrinho e mega ativo, outro mais cheio e quietinho. E neles eu vejo se comprovar esta minha ideia de que o metabolismo pesa muito na saúde.

E ainda fico pensando se eu consigo ficar bem porque tenho metabolismo acelerado, se este papo é verdade...
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha