22 de dez de 2010

#release Ceia de Natal e Ano Novo mais leve, com sabor e sem perder a tradição

Com o fim do ano se aproximando, muitas comemorações e festas são realizadas. Mesas fartas de comidas como: peru de Natal, arroz com nozes, carnes variadas, sobremesas e bebidas, alimentos bem calóricos, são alguns dos pratos que fazem parte das festividades e que aos olhos de todos são muito saborosos. Mas excesso desse tipo de alimento, somado a uma vida sedentária, podem no futuro, trazer diversos problemas de saúde.

Para que a ceia fique mais light, algumas dicas simples podem dar leveza e ainda manter o sabor para aqueles que não querem abusar e nem sair da dieta, mas buscam uma ceia tradicional e apetitosa. A supervisora do setor de gastronomia e nutrição do São Cristóvão Saúde, Fátima Corradini, dá dicas importantes que podem fazer a diferença na mesa. “Em épocas como essa, devemos evitar carnes gordurosas, frituras, salgadinhos, alimentos condimentados, embutidos, maionese, creme de leite, excesso de bebidas alcoólicas e refrigerantes. As sobremesas podem ser preparadas à base de frutas tropicais e gelatinas, além disso, podemos utilizar produtos light na preparação de pratos mais elaborados”, informa Corradini.

A decoração das mesas também pode ser feita com cestas de frutas espalhadas que são ricas em vitaminas e nutrientes, em vez de sobremesas carregadas de açúcar e muito calóricas. Uma boa opção são as frutas secas, que são ricas em magnésio (mineral essencial para o corpo humano), manganês (que ativa inúmeras enzimas que implicam em variados processos fisiológicos), selênio (um antioxidante importante que protege as células contra os efeitos dos radicais livres), vitaminas do complexo B e E, resveratrol (que pode ser encontrado na semente da uva), arginina (aminoácido), ácido Oléico (favorece o desenvolvimento dos neurônios), que são essenciais para o organismo.

Confira nos posts a seguir receitas para que sua ceia fique leve e gostosa. ;)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha