5 de jan de 2011

Alimentos que interferem no sono

Vi há pouco via Facebook do Atmosfera Feminina o artigo da nutricionista Bruna Dinalli sobre alimentos que interferem no sono.

Chá de Hortelã

Exagerar na última refeição ou comer alimentos pesados antes de deitar-se pode prejudicar suas horas de sono, que pode sofrer alterações também com a ingestão de bebidas como café, chá preto, chá verde, chá branco e refrigerantes, que possuem cafeína e, portanto, excitam o sistema nervoso. Por isso, elas devem ser consumidas até seis horas antes de dormir.


Outro consumo muito comum que as pessoas associam ao relaxamento é o de bebidas alcoólicas que, na verdade, acabam deixando o sono superficial e não contínuo, ou seja, a pessoa pode acordar várias vezes durante a noite e acordar no dia seguinte ainda muito cansada.


Esses sintomas ocorrem pois à noite nosso metabolismo está mais lento, preparando-se para o repouso, e não para fazer a digestão de refeições grandes e pesadas, como de carnes e gorduras. E digerir o álcool é um desgaste ainda maior para o organismo.


Para uma noite de sono mais agradável, opte por alimentos leves de fácil digestão, como sopas, saladas, carnes brancas (frango, peixe), frutas, sucos ou vitaminas. Chás? Apenas os claros: camomila, erva-doce, erva-cidreira, hortelã, entre outros.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha